O Grupo Parlamentar do Partido Socialista considera que a conclusão da Rede de Centros de Interpretação Ambiental traz uma “nova etapa” com novos desafios que se colocam ao nível ambiental. “A otimização dos recursos deve ser mais evidente e os investimentos a realizar serão canalizados para outras temáticas, destacando-se a conservação da natureza e as alterações climáticas”, afirmou Bárbara Chaves, na Assembleia Regional onde está em discussão o Plano e Orçamento para 2018.
A deputada socialista relembra ainda que foi a realização de “um conjunto vasto de investimentos” que conduziram os Açores a tornar-se numa “Região ambientalmente Sustentável”. Acrescenta ainda que “os nossos elevados padrões ambientais são reconhecidos internacionalmente, o que nos leva além-fronteiras e que nos traz turistas em busca das nossas riquezas naturais, do nosso património, da nossa quietude, das nossas singularidades”.
Este reconhecimento a par do crescente aumento de visitantes que se regista nos 15 centros ambientais existentes nos Açores, motiva ainda mais o Partido Socialista para continuar a trabalhar de forma a garantir que os recursos naturais contribuam para o desenvolvimento económico dos Açores. “Queremos que esse crescimento seja através da criação de mais postos de trabalho, melhor remunerados, com ganhos efetivos para as famílias e para empresas açorianas, tal como temos conseguido conquistar”, concluiu a deputada socialista.