O Presidente do Governo dos Açores visitou hoje a Igreja de Santa Bárbara, na ilha de São Jorge, classificada como Monumento Nacional e que foi, recentemente, alvo de um investimento da Região de cerca de meio milhão de euros na sua recuperação.
“Esta foi uma intervenção que valorizou, sobremaneira, este espaço, não apenas qualificando e dando melhores condições como local de culto, mas também recuperando e dignificando a sua qualidade de Monumento Nacional”, afirmou Vasco Cordeiro.
Em declarações aos jornalistas, no terceiro dia da visita estatutária à ilha de São Jorge, o Presidente do Governo salientou que, com esta obra de recuperação e restauro, foi possível devolver ao espaço uma função de dinamização cultural e de atratividade, contribuindo, também, como fator de criação de emprego e de riqueza para comunidade das Manadas.
A Igreja de Santa Bárbara, na freguesia das Manadas, concelho de Velas, constitui um relevante património que integra um conjunto de talhas e painéis de azulejos, bem como património móvel de pintura e escultura.
Esta igreja, que se encontra reconhecida através da classificação como Monumento Nacional desde janeiro de 1950, foi alvo de uma intervenção de conservação e restauro comportando diversas fases, tendo começado pelo tratamento do teto da nave, que apresentava graves problemas de estrutura, os quais podiam colocar em risco todo o interior da igreja.
De seguida, foram intervencionados os restantes elementos, casos do teto da capela-mor, do retábulo ou altar-mor e respetivo sacrário.[GsCS]