Os deputados eleitos pela ilha do Faial, no âmbito do Roteiro do Turismo que está a ser realizado pelo Grupo Parlamentar do Partido Socialista no arquipélago, destacaram esta quinta-feira a importância de garantir um “crescimento sustentável do turismo, baseado numa oferta variada e de qualidade”. Tiago Branco falava após uma reunião com a empresa marítimo-turística Dive Azores, na Marina da Horta, onde destacou a importância do setor para a Região.
“Estamos a fazer uma série de contatos e de diligências que tem sido levadas a cabo pelo Grupo Parlamentar em todas as ilhas dos Açores no sentido de reunir e auscultar os operadores turísticos da Região, com o intuito de receber os seus contributos e ouvir as suas preocupações para podermos desenvolver um trabalho, sempre com a finalidade de garantir um crescimento do turismo sustentável, baseado numa oferta diversificada, de qualidade com uma justa redistribuição de rendimentos”, afirmou o deputado.
De acordo com Tiago Branco, assiste-se “a um crescimento de turistas que visitam a Região e o Faial mas que não se cinge apenas à Hotelaria Tradicional, usufruindo de oferta diversificada que agora existe nomeadamente os espaços de turismo rural e o alojamento local que tem tido um grande crescimento”. Em declarações à Comunicação Social, o deputado salientou que no caso do alojamento local do Faial, no primeiro semestre deste ano, registou-se um aumento de 10% comparativamente ao período homólogo de 2016.
Em relação às atividades de animação, o deputado socialista salientou o papel que “as empresas marítimo-turísticas têm na oferta que garantem aos turistas que procuram experiências diferentes e contato com a natureza nos Açores”.
Tiago Branco destacou ainda duas realidades que ajudam a valorizar a ilha do Faial: o Trail Run e as Regatas Internacionais. “A verdade é que se por um lado temos as regatas internacionais com maior tradição na ilha do Faial, por outro temos o trail run que nos últimos anos tem trazido muitos turistas desportistas ao Faial e ao Triângulo, verificando-se que a realização deste tipo de eventos, sobretudo fora da época alta, ajudam a atenuar a sazonalidade e são importantes para promover e divulgar os Açores e o Faial”, concluiu Tiago Branco.
No âmbito do Roteiro do Turismo, os deputados reuniram ainda com associações e entidades públicas, nomeadamente com o Parque Natural do Faial responsável pela gestão de infraestruturas ambientais que anualmente recebem cerca de 50 mil visitantes. Grande parte deste valor visita o Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos que será brevemente candidato a Monumento Natural, no cumprimento de mais um compromisso assumido pelo Partido Socialista.