César promete continuar a desenvolver Ilha do Pico

PS Açores - 5 de outubro, 2004
Carlos César, no comício da passada segunda-feira, no Salão da Ribeira do Meio, lembrou a obra feita e prometeu novos investimentos que tornarão a ilha do Pico numa “montanha de oportunidades.”

O Presidente do PS/Açores esteve ontem na Ilha do Pico para ver a obra feita nos últimos anos e para prometer continuar a trabalhar pelo desenvolvimento da ilha-montanha, que até uma década atrás parecia esquecida e afundada no marasmo. “Acabámos com a desesperança”, referiu Carlos César, lembrando que, se há algum tempo o Pico era visto como uma ilha de futuro, “hoje, no Pico, já se vive o futuro.”

César lembrou a obra feita naquela ilha em vários domínios, das acessibilidades à acção social, da aposta na Educação à protecção do património natural e edificado e não se coibiu de lançar algumas farpas à Oposição. “Escapando da crise nacional, provámos ser melhor Governo do que o Governo da Coligação. Libertando os Açores do isolamento, provámos ser melhores do que os anteriores governos do PSD”, referiu.

Perante mais uma sala completamente cheia, um cenário que se repete a cada comício e em todas as ilhas, o líder socialista comprometeu-se a dar continuidade às políticas que tem implementado no Pico e que tão bons resultados têm dado. “Nós não precisamos prometer o que já estamos a fazer, ao contrário do PSD, que promete aquilo que em vinte anos nunca quis nem soube fazer”, referiu, a propósito, Carlos César.

Perante os picoenses, César deixou o compromisso de concluir a construção do matadouro, as obras de abastecimento de água à lavoura, os trabalhos no Porto da Madalena e prometeu novos investimentos para o Porto de Santa Cruz das Ribeiras, para a Calheta do Nesquim, Calhau da Piedade e Porto de Santo Amaro.

Confessado o seu propósito de “declarar guerra ao insucesso e ao abandono escolar”, César anunciou ainda vários investimentos na reabilitação do parque escolar da ilha, com destaque para a construção de uma nova Escola Básica nas Lajes.

O líder socialista, que disse ter sentido “o cheiro da vitória na Ilha do Pico” na festa da passada segunda-feira, prometeu ainda a ampliação do Pólo das Lajes do Museu do Pico e o restauro do Convento de S. Pedro de Alcântara, que fará parte da rede regional de Pousadas da Juventude.

Outros compromissos assumidos foram os de levar a cabo a criação de novas valências e a dotação de mais meios humanos e técnicos da Unidade de Saúde da ilha, a construção de mais quilómetros de estrada e a construção do Parque Eólico do Pico, entre outros.

“Quando chegámos ao Governo, o Pico era uma montanha de problemas. Hoje, temos uma montanha de investimentos e, nos próximos quatro anos, teremos uma montanha de oportunidades”, concluiu Carlos César.