Carlos César promete continuar a trabalhar para desenvolver mais o Corvo

PS Açores - 22 de setembro, 2004
Na mais pequena Ilha dos Açores, que hoje, como disse o Presidente do PS/Açores, é já muito diferente do que era há oito anos atrás, César manifestou perante os corvinos o compromisso de trabalhar para que, daqui a quatro anos, seja ainda melhor viver no Corvo.

O Presidente do PS/Açores, durante a visita hoje efectuada ao Corvo, manifestou a sua ambição de, nos próximos quatro anos, transformar para melhor a mais pequena ilha do arquipélago. Falando num almoço popular que reuniu quase toda a população da Vila Nova do Corvo, e que teve animação musical de Carlos Galvão, Carlos César disse que a ilha onde é mais visível o trabalho desenvolvido pelos Governos regionais socialistas nos últimos oito anos é precisamente o Corvo, e que esse facto é bem demonstrativo de que “o Governo Regional não foi do Partido Socialista, mas de todos os Açorianos.”

E se “hoje é muito melhor viver no Corvo do que há oito anos atrás”, daqui a quatro anos será “ainda melhor.” A ambição, expressa por César, é acompanhada pela certeza de que o próximo Governo Regional do Partido Socialista irá cumprir esse desiderato. “Cumpri no passado e vou cumprir no futuro”, prometeu Carlos César.

Na sua intervenção, o Presidente do PS/Açores lembrou a obra feita na ilha nos últimos anos, desde a ampliação pista do aeródromo (que representou um investimento de 3,4 milhões de euros), à casa de matança (de cerca de 170 mil euros), passando pela aquisição da nova embarcação mista para transporte marítimo, pela intervenção na Lagoa do Caldeirão, pela construção do lar de idosos (na ordem dos 750 mil euros), pela construção da nova escola (que representou um esforço financeiro de três milhões de euros), da queijaria ou do novo edifício dos Serviços de Desenvolvimento Agrário.

Investimentos que, como referiu Carlos César, demonstram que os Governos socialistas deram ao Corvo uma atenção como nunca tinham dado os anteriores executivos do PSD durante quase duas décadas, e que constituem hoje motivos de orgulho para o Partido Socialista.

A propósito da cooperação com as autarquias, tantas vezes acusada de discriminatória pela Oposição, César referiu que os ataques que têm sido desferidos por algumas pessoas são próprios de quem “quer contentar as suas clientelas partidárias”, mas que, depois de Outubro, o Governo Regional irá colaborar por igual com todos, como tem feito até agora. E disse que o exemplo do antigo Presidente da Câmara Municipal da Vila Nova do Corvo, presente na ocasião da intervenção do Presidente do PS/Açores, constituía “um bom exemplo” da cooperação que se pode ter, independentemente das diferenças partidárias.

Na altura, o líder dos socialistas açorianos comprometeu-se a continuar a fazer uma “discriminação positiva” dos trabalhadores das IPSS’s nos próximos anos e, nesse sentido, prometeu aumentar as suas remunerações em mais um ponto percentual do que os aumentos para a função pública.

À população do Corvo, Carlos César prometeu, para os próximos anos, melhorar os acessos às explorações agrícolas, construir a nova torre de controlo e o posto de meteorologia. Prometeu ainda incentivos para a criação de novos alojamentos turísticos na ilha e para a operação de mais empresas que efectuem as ligações marítimas entre o Corvo e as Flores, salientando que a concorrência só trará benefícios aos corvinos.

O Presidente do PS/Açores referiu-se ainda à criação de um fundo de coesão que permitirá a criação de novas empresas e solidificar as já existentes e nas ilhas mais pequenas, como o Corvo, impulsionando assim o seu desenvolvimento.