Opinião

Reescrever a História com "Verdades" falsas

 

Na vida política açoriana temos assistido a uma tentativa permanente de reescrever a história e de criar factos que não correspondem à verdade.
A estratégia da coligação de Governo é muito clara: apagar a história e os méritos do trabalho do Partido Socialista, custe o que custar.
É certo que vivemos no tempo dos Memes, dos soundbites, dos vídeos instantâneos e até das FakeNews, mas não é sério uma abordagem do debate público que promova ideias que não correspondem à verdade e que, nalguns casos, tentam estupidificar as pessoas.
Desde logo na abordagem feita sobre os resultados eleitorais das últimas eleições regionais. Ouvimos falar em "vitória clara e inequívoca" e "liderança muito reforçada"!!!
A coligação PSD-CDS-PPM teve mais votos que o Partido Socialista.
Mas com base nos resultados, a Coligação tem o mesmo número de Deputados eleitos em 2020 - 26 Deputados. O PSD passa de 21 para 23 Deputados (o mesmo número de deputados do PS), o CDS passa de 3 para 2 Deputados e o PPM passa de 2 para 1 Deputado. O Partido Socialista tem mais votos do que em 2020 mas passa de 25 para 23 Deputados.
Para os democratas, quer ganhemos, quer percamos, o Povo tem sempre razão. Esse é um princípio intocável e que nunca poderá ser posto em causa.
Mas ouvir falar em "Vitória Inequívoca" ou "liderança muito reforçada" digamos que é, no mínimo, excessivo.
O Partido Socialista assume o lugar que os Açorianos lhe deram nas urnas, a liderança da oposição, com o sentido de responsabilidade que sempre pautou a acção do PS Açores na Região. sem qualquer drama e com a consciência plena de que a discussão sobre o nosso futuro, não pode ser a defesa permanente do nosso passado.
Fizemos muito, temos orgulho no que foi feito, mas há ainda muito para fazer.
Mas não é aceitável que num exercício de tentativa de estupidificação das pessoas e de tentativas de reescrever a história, a coligação PSD-CDS-PP diga ou faça tudo o que for preciso para tentar apagar a história mesmo que para isso tenha de inventar, ludibriar ou manipular números.
Ouvir que "o PS nada fez pelo ensino profissional", "o PS nada fez pelo Turismo", o "PS abandonou o Serviço Regional de Saude" ou o "PS nada fez pelo investimento privado e pela economia", o "PS nada fez pela agricultura e pelas pescas" e que "há uma má herança do PS no Governo" é do campo do absurdo e da falta de consciência da ilicitude. 
Sabemos e acreditamos que esta narrativa não cola. Mas serve o assinalar deste comportamento para evidenciar que tudo vale e tudo valerá para garantir o poder e desmerecer o passado. Há um padrão de comportamento que mostra que não há nem haverá qualquer problema em mentir e inventar factos para salvaguardar o poder.
E isso, nos tempos que correm, é de uma gravidade extrema.
Uma desqualificação da democracia à qual, felizmente, o sistema político dos Açores sempre esteve imune.
Com isso não ganharão eles, nem perderemos nós. Perderemos todos, enquanto povo e enquanto Região.
Não passarão...