Opinião

Futuro e Ambição

É difícil fazer campanha em Janeiro. Assim se poderia resumir os primeiros dias do cortejo que nos conduzirá às eleições regionais do próximo dia 4.
Os partidos da coligação, depois da reprimenda do Tribunal Constitucional a impor limites à ação do governo, escolheram fazer uma campanha curiosa. Estão a percorrer um roteiro de obras públicas planeadas e adjudicadas pelos governos do PS.
Em São Miguel a coligação decretou proscritos os presidentes do CDS e do PPM. É como nunca tivessem existido. Porém, o povo não esquece. No essencial os problemas da coligação mantêm-se.
O que une os partidos da coligação é o poder pelo poder e o seu verdadeiro propósito é gerir o dia-a-dia. Não falam de futuro e não têm ambição. A correlação de forças continua muito desequilibrada a favor dos pequenos partidos, em detrimento do PSD. A única verdadeira coligação que existe é entre o CDS, dos fascinados com o poder, e o PPM, do saneador mor do reino. Tudo o resto é circunstancial, numa solução que esqueceu que os eleitores também votam tendo em conta as atitudes dos governantes.
Todavia, o mais deprimente continua a ser a falta de liderança e a incapacidade de decisão do ainda presidente do governo. Uma coligação exige um líder que, para além do diálogo, seja firme e resoluto a impor autoridade e limites ao deslumbramento dos egos dos pequenos partidos. Boleiro é um homem íntegro e cordial mas é um político permissivo e inseguro. Os exemplos da sua falta de firmeza e da sua incapacidade em impor autoridade são por demais conhecidos. Foi em larga medida pelas características do seu chefe que a coligação esteve sempre mais focada em manter-se de pé do que em governar.
Para quem conhece a história da direita açoriana a famigerada coligação possui uma característica pouco mencionada, suscita a união dos seus adversários e a divisão dos seus apoiantes. Claramente um mau prenúncio. O PS parece ter a vida facilitada. É natural que as pessoas rejeitem a coligação. Para esse desfecho ser pleno é necessário falar do futuro e revelar ambição.