Opinião

Assobia para o lado

A música de Carlão não me sai da cabeça e, pouco a pouco, ando a trautear o seu repetido "Assobia para o lado".

Já vamos no terceiro Diretor Regional da Cultura em dois anos. Assobia para o lado!

A Secretária Regional da Educação e Assuntos Culturais diz não ter a tutela do Teatro Micaelense e desconhecer a intenção de venda do Cine Teatro Mira Mar. Assobia para o lado!

O Secretário Regional da Saúde e Desporto sai, alegando ingerências e falta de condições políticas. Assobia para o lado!

Cristina Fraga sai do comando do HDES e volta a entrar desta feita para a liderança de todo o Serviço Regional de Saúde. Assobia para o lado!

O Presidente do Conselho de Administração da SATA sai ameio do processo de privatização. Assobia para o lado!

O Deputado da Iniciativa Liberal e o Deputado Independente "rasgam" o acordo alegando "justa causa". Assobia para o lado!

Os 3 elementos da Administração da Globaleda demitem-se em bloco. Assobia para o lado!

O PPM e CDS mandam recados pelos jornais aos PSD's descontentes e impacientes pelos desmandos e liderança inconsistente. Assobia para o lado!

E o Senhor Presidente do Governo, José Manuel Bolieiro perante tudo isto (numa só semana) responde "o que acabou de relatar é típico da dinâmica política e governativa" e especificamente em relação à saída do Dr. Clélio Meneses "tem a ver com o seu perfil".

E eis que me recordo dos versos seguintes da mesma música:
"Eu só quero estar tranquilo,
rodeado de algumas coisas que preciso para ter a minha paz
Para quê andar atrás daquilo que não controlo
Quando na verdade o essencial satisfaz"

De facto, a pseudo liderança de Bolieiro é marcada por falsa tranquilidade e paz podre, há muita coisa que não controla, está à vista de todos, mas o que interessa é manter o "essencial", falta saber a que preço.

Enquanto o Governo está entretido em manter-se como tal, os problemas pululam e as respostas chegam tarde, não chegam de todo ou chegam, mas sem chegar a ninguém.

Relembro os apoios já reclamados pela larga maioria das associações empresariais da região relativos ao aumento do tarifário da energia elétrica. Foi aprovada uma resolução na Assembleia Regional, por iniciativa do PS, e até hoje nada. A Madeira já tratou e avançou com apoios às empresas.

Relembro o alegado apoio ao aumento das taxas de juro dos créditos à habitação.

Neste caso foi instituído um regime que impõe que dele só beneficia quem tiver uma taxa de esforço superior a 50%, ou seja, reduzindo o universo dos beneficiários a quase nada. Não passa de mais um anúncio de efeito praticamente nulo.

Recordo o aumento dos apoios no regime de Incentivo ao Arrendamento, já reclamado e imprescindível, e também neste caso o Governo continua a "fingir-se" de morto.

Recordo ainda, os apoios sociais de emergência, entre eles os cabazes alimentares, reconhecidos por todas as instituições como necessários e urgentes, e também neste caso tardam e falham.

E mais uma música surge no meu pensamento "Andrà tutto Bene" de Flávio Cristóvam.

No fim, ficará tudo bem, resta saber para quem.