Opinião

O Parlamento dos Jovens

Realiza-se durante estes dias, na Cidade da Horta, o Parlamento dos Jovens. Esta é a segunda de três fases do programa que foi criado pela Assembleia da República em 1995. Inicialmente direcionado para o ensino básico, e só mais tarde, em 2000, estendido ao ensino secundário, o programa Parlamento dos Jovens é um programa que simula o processo eleitoral para umas eleições legislativas.

É um programa que começa com pequenas sessões em Escolas por todo o País e culmina com uma sessão nacional na Assembleia da República. A isso, pode ainda acrescer, para alunos do ensino secundário, o Parlamento Europeu havendo a oportunidade dos mais jovens debaterem com os seus congéneres de toda a europa.

Anualmente é escolhido um tema que é debatido e votado em todas as fases do processo e que permite o diálogo, a concertação e a escolha através do voto das ideias que lhes parecem mais adequadas.

No fundo, este programa tem a particularidade de colocar os mais novos em contato com todas as fases do processo democrático. A fase do pensamento e da criação de soluções, a fase da auscultação e da melhor adequação das propostas àquelas que são as realidades e as necessidades, a fase da defesa das soluções criadas e por fim a fase da decisão política.

Escolhi falar neste tema porque nunca, na minha vida, me pareceu tão relevante e tão importante valorizar este tipo de programas que mostram aos mais novos o que é a democracia, como é que ela funciona, como é que ela se pratica diariamente e sobretudo o que é que ela efetivamente representa para as nossas vidas.

Este tipo de programa é a democracia em construção.

 

(Crónica escrita para Rádio)