Opinião

A Terceira a voar baixinho

O parlamento regional dedicou a manhã de quarta-feira a avaliar os constrangimentos ao desenvolvimento da Terceira e o papel que o Governo dos Açores devia assumir nesse domínio.

A pedra de toque deste debate, foi a incapacidade do Governo e da coligação que o suporta de olhar o presente e o futuro, definir um rumo e estabelecer as políticas e as ações que concretizem essa visão estratégica para o desenvolvimento da Terceira.

Independentemente do membro do governo a usar da palavra, invariavelmente se sentiu o incómodo em responder às questões das várias bancadas, invariavelmente as respostas faltaram porque na verdade era pouco ou nada o que havia para dizer.

Tivemos a confirmação que os sucessivos Planos de Investimento deste Governo do PSD, CDS/PP e PPM, comprometem o desenvolvimento da Ilha Terceira pela sua insuficiente dotação, mas sobretudo pela miserável execução.

Este Governo corta no investimento previsto e executa ainda menos. Disso é bem prova a execução dos Planos de 2021 e 2022 que no caso da Terceira não passam de meras intenções e pomposos anúncios.

O Plano de Investimento em curso é o terceiro deste Governo de coligação e traduz bem o abandono a que este executivo votou a ilha Terceira. Um corte de 83 milhões de euros à partida, é o mesmo que dizer que o que não foi feito até agora não será até ao final da legislatura, é o mesmo que dizer que as promessas feitas foram esquecidas e abandonadas, deixando a Terceira para trás.

Os compromissos com os Terceirenses estão pelo terceiro ano consecutivo ausentes das prioridades deste Governo do PSD, CDS/PP e PPM.
Ao fim de 3 Planos, este Governo não executará qualquer obra estratégica para a ilha Terceira, quer em termos económicos, quer em termos sociais.

É bom exemplo desse desinvestimento e abandono do Porto da Praia da Vitória.
A 16 de setembro de 2021, em plena campanha para as autárquicas, o Presidente do PSD/ José Manuel Bolieiro afirmava: "Eu posso assegurar que o PSD tem por certo que é preciso valorizar o porto, ampliá-lo e garantir uma saída da indefinição pela aposta na certeza. Nós vamos trabalhar para que o próximo Plano e orçamento possa prever a verba necessária para a afirmação do projeto."

Mais, em 2021, José Manuel Bolieiro asseverava que o orçamento de 2022 contemplaria verbas não só para a ampliação do Porto da Praia como para o Cais de Cruzeiros.

E o que fez José Manuel Bolieiro, o Presidente do Governo? Nada, nada vezes nada. Nem um euro em 2022, nem um euro em 2023.

Pior do que isso, não se sabia antes do debate e continuou sem se saber depois qual a visão do Governo para aquela infraestrutura e o que está a ser feito para dinamizá-la.

A única coisa que se sabe é que temos verbas no COMPETE 2020, asseguradas pelo Governo da responsabilidade do PS, para levar a efeito a empreitada de melhoria das acessibilidades e terrapleno, mas nem isso temos a certeza que avança.

O Porto de Pipas é o único investimento em curso na ilha Terceira da responsabilidade do Governo Regional, mas nem mesmo este por iniciativa do atual executivo.

É bom lembrar que este investimento de 14 milhões de euros foi lançado e iniciado pelo anterior executivo da responsabilidade do PS/A.

Sobre este questionámos para quando se prevê a conclusão da empreitada e o início da operação de ferries, e se o Governo já iniciou a promoção dessa infraestrutura portuária para navios de cruzeiros temáticos.

Sobre isto nada. Nem uma palavra.