Opinião

Agir

A crise que nos assola posiciona-se – como não pode deixar de ser – no centro das nossas preocupações. O Partido Socialista assume ativamente as suas responsabilidades diante dos açorianos, não fosse o maior partido da oposição e também o mais votado nas últimas eleições regionais. Como tal não se demite das responsabilidades políticas que tem, continuando mobilizado para acompanhar a realidade da Região e apresentar medidas para apoiar os açorianos.

É este o nosso dever, reforçado pela incapacidade que este Governo tem demonstrado em combater o atual contexto. Então, o que faria o PS/Açores se fosse Governo?

Consideramos urgente reativar imediatamente, a Estratégia Regional de Combate à Pobreza e à Exclusão Social, com ações concretas e imediatas para lidar com os efeitos visíveis da pobreza, assim como atacar as suas causas. A par desta, urge renovar, reforçar e alargar a rede de resposta social de emergência desmantelada pelo atual Governo Regional e que visa dar uma resposta a situações mais urgentes de pobreza e exclusão social. Ainda nesta senda, criar uma linha de apoio alimentar de emergência direcionada a famílias e pessoas em situação de maior fragilidade, combatendo situações de fome que já se verificam. Igualmente essencial e premente, proteger as famílias confrontadas com aumentos significativos nas prestações do crédito à habitação, apoiando de forma a aliviar os encargos com os juros que têm crescido exponencialmente. De igual modo, entendemos importante fortalecer os instrumentos de aconselhamento a famílias sobre endividadas. E, por fim, revisitar os programas de apoio à habitação, adequando-os aos novos desafios, que se colocam nesta área.

Não estamos em tempo para indefinições, hesitações e de uma governação feita em modo de anúncios do que se irá fazer. Os açorianos necessitam de respostas imediatas e eficazes.