Opinião

Mensagem de Natal do Presidente do PS/Açores

Chegados ao Natal, quero dirigir-me, em primeiro lugar, às Açorianas e Açorianos para quem este tempo não é, em toda a sua plenitude, um tempo de Alegria, de Partilha ou de Paz.

Nesta quadra, em que, para além de celebrarmos o Nascimento de Jesus e a Família, celebramos, também, a Solidariedade, a Renovação e a Esperança, a primeira mensagem que gostaria de transmitir é a de comunhão com aqueles que, por razões subjetivas ou objetivas, se encontram numa situação de maior dificuldade, de maior angústia ou desalento.

As circunstâncias conjunturais causadas pela pandemia covid-19, e as consequências económicas e sociais da guerra na Ucrânia, fizeram disparar as taxas de juros e aumentaram vertiginosamente o preço de bens e serviços, marcando, inegavelmente, este ano 2022.

Também nos Açores, a situação social e económica que já vivemos e, sobretudo, aquela que – assim todas as previsões o indicam -, iremos viver no ano de 2023, impele a que todos os nossos esforços se concentrem na ajuda às famílias e empresas Açorianas para ultrapassar esta tormenta que nos assola.

Para o Partido Socialista, é no contacto com as Açorianas e Açorianos que, de Santa Maria ao Corvo, tal como temos feito, reunindo com instituições, dialogando com autarquias, com trabalhadores e sindicatos, com empresas e associações empresariais, com cidadãos com ou sem militância partidária, que tomamos conhecimento dos anseios, das angústias, mas também dos sonhos de todos os que aqui vivem.

Foi partindo desse pressuposto, e atendendo à atual conjuntura social e económica, que sempre defendemos a necessidade de a Região não poder deixar de pronta e rapidamente, fazer tudo o que estiver ao seu alcance para colocar-se, inequivocamente, ao lado das famílias e das empresas dos Açores, ajudando-as a ultrapassar a tormenta que já aí está.

Assim o fizemos no passado, assim o fazemos no presente, assim o faremos no futuro.

Procurando soluções, apresentando-as e lutando para que as mesmas melhorem a vida das Açorianas e dos Açorianos, melhorem a vida coletiva da nossa Região.

Este é o tempo de investir recursos no apoio àqueles que estão a ser diariamente afetados por toda esta situação. Porque os Açores, mas, sobretudo, porque os Açorianos, não podem ficar para trás!

Nesta quadra de renovação, na qual perspetivamos novas metas e ambições pessoais e coletivas, é com Esperança e Confiança que reitero a minha profunda convicção de que juntos, empenhados, unidos e comprometidos com o nosso futuro individual e coletivo, seremos capazes de, em cada uma das nossas ilhas ou espalhados pelo mundo, ultrapassar mais esta dificuldade.

A todas as Açorianas e Açorianos – estejam nas nossas nove ilhas, no continente português ou na Diáspora espalhada pelo mundo, desejo um Santo e Feliz Natal e um ano 2023 à medida dos vossos desejos.

Boas Festas!