Opinião

Cola e descola...

17 de outubro: Dia da Apicultura, Dia do Eletricista, Dia Nacional da Vacinação e … Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza.
Não desmerecendo eletricistas, nem apicultores, e muito menos a importância da vacinação, dedico mais uma crónica ao primeiro objetivo da Organização das Nações Unidas: Erradicar a Pobreza.
Esta organização estabelece como metas específicas, até 2030: a) erradicar a pobreza extrema em todos os lugares; b) reduzir pelo menos para metade a proporção de homens, mulheres e crianças, de todas as idades, que vivem na pobreza, em todas as suas dimensões; c) implementar medidas e sistemas de proteção social adequados, para todos; d) aumentar a resiliência dos mais pobres e em situação de maior vulnerabilidade, e reduzir a exposição e a vulnerabilidade destes aos fenómenos extremos relacionados com o clima e outros choques e desastres económicos, sociais e ambientais.
Qualquer um destes propósitos depende de inúmeros fatores desde logo o comprometimento dos Governos responsáveis pela implementação das políticas públicas.
Uma pandemia, seguida de uma guerra, coroadas por uma crise inflacionista, que nos atinge a todos, colocam aos Governos, incluindo o nosso, a urgência de reinventar políticas, com nível máximo de empenhamento, direcionando recursos para responder às necessidades emergentes das famílias e das empresas.
E por cá? Andamos entretidos com o “cimento cola” da coligação, ameaça vai, ameaça vem, e continuamos a assobiar pró lado, na lógica do vai ficar ou está tudo bem.