Opinião

Pelos Açores, com os Açorianos

O Partido Socialista pode orgulhar-se de dizer que no centro da sua ação estão sempre as pessoas, desenvolvendo uma ação alicerçada nos valores da liberdade, igualdade e solidariedade.

Continuamos a primar pelo cuidado de bem preparar, com rigor e ambição, os compromissos que assumimos com os Açorianos. Mesmo na oposição, mantemos e fortalecemos a nossa proximidade aos Açorianos.

É por isso que o Grupo Parlamentar do Partido Socialista está a visitar todas as freguesias dos Açores, numa iniciativa a que chamamos “Deputados PS/Açores à sua disposição”. Já visitámos cerca de 100 freguesias das 9 ilhas açorianas e, nas próximas semanas, teremos estado em todas as nossas 156 freguesias. Reunindo com os Executivos de Freguesia e com todos aqueles que connosco quiseram reunir. A porta do PS sempre esteve, está e estará verdadeiramente aberta ao diálogo com todos.

Para os deputados do PS tem sido enriquecedor escutar os autarcas de Freguesia, aqueles que exercem o poder mais próximo às populações. Ouvir os nossos cidadãos tem sido muito importante, porque sentimos que é assim que os melhor podemos representar. Ouvir as Açorianas e os Açorianos, nas nove ilhas, nos 19 concelhos e nas 156 freguesias tem sido crucial para conhecer de perto a realidade de cada Açoriano e as especificidades das nossas diferentes freguesias.

Infelizmente – e contrariamente - o Governo Regional fecha-se em Sant'Ana e perde o contacto com a realidade. Confrontado com a evidente falta de assistentes operacionais nas escolas no arranque do ano letivo, o Governo prefere debitar números e comparar os Açores com outras realidades para dizer que estamos ‘bem melhor que noutras paragens’. Quando pais, alunos e professores sabem bem que isso não é verdade. Exige-se ao Governo que reforce meios humanos nas nossas escolas, que esteja verdadeiramente próximo e não que exiba apenas uma proximidade de ‘faz de conta’.

Se este Governo Regional conhecesse a nossa realidade, já teria criado apoios adequados para mitigar a inflação, que esvazia os nossos ordenados nos combustíveis, na alimentação, ou na prestação da casa. Ou ainda nas rações e nos fertilizantes, no caso dos Agricultores.

Se este Governo Regional fosse, de facto, humilde e dialogante, como tanto apregoa, já teria implementado pelo menos algumas das propostas que o PS/Açores tem avançado. Só porque a proposta vem do PS, é imediatamente chumbada. Mesmo que seja boa para os Açorianos. Lamentável.

Se este Governo Regional estivesse minimamente ligado à realidade, já teria reunido com os empresários para estudar e apontar soluções, em vez de meramente os mandar aumentar ordenados. O que o Governo diz não bate certo com o que faz. Dialogante? Quando? Desenha políticas e implementa medidas sem ouvir os interessados e sem perceber os seus violentos impactos.

Foi o que aconteceu com a extinção da Sociedade de Desenvolvimento Empresarial dos Açores (SDEA), extinta apenas porque foi criada por Governos do PS. Ainda há poucas semanas, em visita aos EUA, o Presidente do Governo desafiou os empresários Açorianos na Diáspora a investir nos Açores. Mas foi este Governo que deu cabo dos instrumentos que tinham esse efeito. Sem SDEA, sem Sistema de Incentivos como o COMPETIR+ há mais de 9 meses, perguntamos: Como Sr. Presidente? Se hoje um empresário da Diáspora quiser investir nos Açores, que instrumentos tem ao seu dispor?

Governar fora da realidade, sem rumo e sem liderança é hipotecar o futuro da nossa Região. A verdade é que estaríamos muito melhor com um Governo que trabalhasse sempre pelos Açores, com os Açorianos.