Opinião

Estágios p’ra canhão

Numa Crónica em fevereiro deste ano alertei para o perigo que seriam as alterações que esta coligação se preparava para fazer aos programas de estágio na Região.

Na altura, disse que o Estado deve promover a entrada de um jovem no mercado de trabalho, que o Estado deve criar incentivos para que as empresas consigam contratar e se apetrechar de mão de obra qualificada, disse ainda que o Estado deve garantir que a estabilidade de um jovem e da sua família é alcançada o mais rápido possível. E disse ainda que o Estado não deve, de maneira alguma, ser promotor da utilização contínua de mão de obra qualificada através de estágios pagos pelo erário público.

 Acrescentei ainda que nos Açores, com as alterações propostas, passaria a ser possível ter estagiários, pagos pelo governo, a colmatar necessidades permanentes e que isso estava longe de promover a estabilidade de quem quer que seja.

Pois bem, as alterações foram aprovadas e as consequências já chegaram. Com tudo o que isso tem de indigno vem agora o PSD Açores assumir que a governação atual, no que aos programas de estágio diz respeito, favorece a empresa em detrimento do jovem e ainda assume que utiliza esta política para desvirtuar os indicadores do desemprego jovem na Região.

Este governo de coligação perante a necessidade de mão de obra das empresas não reconhece um jovem recém formado como mão de obra. Prefere promover o prolongamento da sua instabilidade profissional oferecendo-o como estagiário quando aquilo que devia fazer perante uma necessidade era promover e facilitar a sua contratação imediata garantindo a possibilidade do jovem, mais rapidamente, atingir a sua desejada estabilidade profissional.

Quando este governo de coligação relaciona as alterações dos programas de estágio com a baixa do desemprego jovem assume com todo o descaramento que está a privilegiar os números em vez da estabilidade dos jovens açorianos.

Este, caros ouvintes, na minha opinião, é o pior ataque que eu já vi  fazer aos jovens recém formados dos Açores.

 

(Crónica escrita para Rádio)