Opinião

Balanços

O global: as velhas teorias da autodestruição do capitalismo renovam-se. Há ganância capitalista selvagem. As vacinas não chegam aos continentes pobres. Por isso, novas variantes surgirão com outras vagas até à fase da endemia…

O local: o maior e, com raras exceções, o mais incompetente governo de sempre “chegou” aos Açores com Rio e Bolieiro. Até há uma semana, não havia casos da “Ómicron”! De repente, surgem 45 numa nota de rodapé da RTP/A, e, ontem mais 189 …Transparência? Assim, os nºs são “estranhos”! Fogo de artifício na Ribeira Grande?!!! Os circunlóquios de Bolieiro “pelo, por e para” e o anagrama da “prudência e negligência” são atrasos na vacinação das crianças mais o incauto discursivo.

O glocal: com a inflação a crescer, empresas a despedir e famílias em dificuldades, ainda só vimos anúncios tímidos perante a experiência passada. Se tudo chega mais tarde aos Açores porque não se adotaram as medidas do país? Insiste-se na pseudo gradação, ou seja, num adiar, remisso, do previsível.

Espera-se um melhor balanço em 2022. Bom Ano!