Opinião

A Sombra da Transparência

É costume dizer-se que "contra factos não há argumentos".
O XIII Governo Regional foi indigitado pelo Representante da República na base de um acordo de coligação assinado entre PSD, CDS-PP e PPM ao qual se juntaram acordos de incidência parlamentar com o Iniciativa Liberal e o Chega.
Ficámos a saber há poucos dias que o acordo de incidência parlamentar com o Chega foi rasgado e que iria ser celebrado um novo por incumprimento dos compromissos assumidos por parte do Governo Regional.
Num dia André Ventura retirava o apoio ao Governo Regional, noutro dia o deputado José Pacheco afirmava que não é "totó" e que a última palavra seria dele, nada disto impedindo que o Chega viabilizasse a aprovação das propostas de Plano e Orçamento.
Os termos do "novo" acordo não foram dados a conhecer e, por isso, não são conhecidos.
André Ventura e José Pacheco afirmaram, este fim de semana passado, que o Governo Regional cedeu e aceitou todas as condições...
Já ontem, José Manuel Boleiro afirmou que não houve cedências, mas sim contributos.
Quais?
Não se sabe.
Nem quais as cedências nem os contributos, pois não tiveram qualquer reflexo no Plano e Orçamento.
Nem se compreende o que foi negociado, pois de um lado o Presidente do Governo Regional afirmou que as negociações haviam terminado quando, do outro, o deputado José Pacheco do Chega afirmava que ainda se encontrava a negociar...
Confrontado, o Presidente do Governo recostou-se, cruzou os braços e como que... mingou.
Comentadores políticos dizem que o estado de graça deste Governo terminou.
A polémica em torno das Agendas Mobilizadoras e esta pseudocrise política mostraram as fragilidades já apontadas a este Governo e acentuaram a evidência da falta de transparência e falta de credibilidade.
O que dizer agora das últimas notícias?
O que dizer do facto em que relativamente ao Acordo de Parceria a estabelecer entre Portugal e a União Europeia para a aplicação de 1140 milhões de euros na Região, o Governo Regional volte a fazer o que fez relativamente às Agendas Mobilizadoras?
O que dizer do facto de ontem o IAPMEI ter publicado a Lista Final da Análise de Propostas apresentadas às Agendas Mobilizadoras e ficarmos a saber que afinal não voltou tudo à "estaca zero", conforme dito e prometido pelo Presidente do Governo Regional?
Curiosamente, surge uma candidatura apresentada pela "Profeiras - Feiras e Exposições, Sociedade Unipessoal, Lda", empresa detida pela Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada com Mário Fortuna, novamente, metido ao "barulho" com o Governo Regional...
Em poucos meses como é possível tolerar tamanho número de mentiras e ainda ouvir falar sobre transparência, diálogo e humildade?
Ainda vêm para a comunicação social fazer-se de despercebidos!
Que atestado se está a passar à população açoriana?
Na realidade, nunca se viu tanta sombra na "transparência"...