Opinião

Orgulho no concelho da Praia da Vitória

Retomo agora a minha colaboração semanal com este jornal.
Regresso sob o mote da candidatura que liderei à Câmara Municipal da Praia da Vitória nas eleições autárquicas do passado dia 26 de Setembro.
Realço, assim, um projecto político que muito me honrou, as várias centenas de pessoas que aceitaram envolver-se nesta causa integrando as nossas listas, com entusiasmo, ideias e propostas para a construção de um futuro melhor para este Concelho, bem como os mais de 4300 eleitores que confiaram nas nossas equipas.
Assumimos este projecto a pouco mais de dois meses das eleições e a poucos dias do prazo de entrega das nossas listas em tribunal. Começámos tarde, por razões ultrapassadas que agora relevam pouco mas, mesmo assim, conseguimos construir uma dinâmica e uma agenda política verdadeiramente transformadora, corajosa e estruturante para o futuro da Praia da Vitória, afirmando-nos pelas ideias e propostas, sem falar mal de ninguém e sem responder aos ataques pessoais, boatos e provocações de que fomos alvo em todo este processo. Fazê-lo seria desqualificar a democracia e retirar o foco do que realmente interessa, as propostas para sobre o nosso futuro colectivo.
Os praienses votaram e decidiram outro caminho, votando maioritariamente noutro projecto político da coligação PSD-CDS/PP liderada pela nova Presidente da Câmara Vânia Ferreira.
E o povo é soberano. Decidiu, está decidido.
Da nossa parte, a nova Presidente de Câmara e o seu executivo municipal terão o respeito institucional e democrático que lhes é devido.
Mas cá estaremos, como sempre, afirmando as nossas ideias e propostas e fiscalizando, de forma séria e responsável, o trabalho desenvolvido, quer enquanto Vereadores não executivos, quer na Assembleia Municipal, quer nas Juntas de Freguesia e Assembleias de Freguesia.
Avançamos tendo por base a ideia central deste projecto: Orgulho no que somos, no que fomos e no que podemos ser. Temos de recuperar o orgulho em ser praiense. O Orgulho na Praia da Vitória é mais do que um slogan de campanha eleitoral. Tem de ser a força motriz para um futuro melhor.
É fundamental contrariar as frases feitas dominantes de que "a Praia está morta", "não há nada na Praia", "não se vende nada de jeito na Praia", "não vale a pena ir à Praia"...
Desde logo porque tal não corresponde à verdade. Afirmá-lo é um desrespeito por todos aqueles que todos os dias trabalham e vivem no Concelho e aqui contribuem para as nossas dinâmicas económicas, culturais, desportivas e sociais.
Temos de virar essa página. Valorizar o que é nosso, o que temos de melhor, potenciar as imensas potencialidades do Concelho nas mais diversas áreas e consolidar o caminho já iniciado de amenização dos impactos negativos das reduções na Base das Lajes e dos efeitos da pandemia que infelizmente ainda nos assola.
Mas temos de fazê-lo com proactividade e com optimismo, com uma agenda política construtiva e inovadora, usando os instrumentos públicos municipais para facilitar a vida a quem aqui vive e trabalha e acarinhando quem aqui quer viver e investir, criar raízes e criar empregos.
Se não formos nós a proteger e valorizar o que temos, ninguém o fará por nós.
O Futuro começa agora...