Opinião

Luto

LUTO -será possível definirmos um período para ultrapassar a morte de um ente querido? Seguramente que não. A perda de um familiar é sempre muito difícil e é necessário tempo para lidar com a dor, uma dor que cada um aprender a lidar da sua forma, mas se a perda de um ente querido é difícil, a perda de um filho é naturalmente algo contranatura, e por isso, uma dor imensurável que exige mais tempo para fazer o devido luto, foi isso, mesmo que no dia 1 de setembro de 2021, a Associação Acreditar (Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro) evidenciou com a petição "O luto de uma vida não cabe em 5 dias", que conta com mais de 84 mil assinaturas, e que pretende alargar o período de luto parental para 20 dias. Esta petição colocou a tónica na questão do luto parental e na manifesta insuficiência do período atual de apenas 5 dias. A realidade é que os pais de uma criança que faleceu, ficam emocionalmente destruídos, não estão em condições de regressar ao trabalho num espaço tão curto como o de uma semana. Esta é uma situação que tem efetivamente de ser revista, e o Grupo Parlamentar do Partido Socialista apresentou uma iniciativa da qual sou subscritora que pretende consagrar 20 dias como período de faltas justificadas para a morte de um filho ou equiparado. Esperamos, pois, que esta iniciativa seja brevemente aprovada.

COMUNIDADES - temos de continuar a investir no melhoramento dos serviços consulares que são prestados às nossas comunidades espalhadas pelo mundo. Uma das vias é através do reforço da rede consular e do investimento nos recursos humanos e equipamentos. Outra via, igualmente relevante, é através da aposta na digitalização de que é exemplo o novo modelo de gestão consular. Ora, as recentes alterações ao Regulamento Consular vão ao encontro destes objetivos ao permitirem a revisão e o reforço da rede consular; ao simplificarem os procedimentos; ao consolidarem os mecanismos de apoio a situações de emergência e ao permitirem implementar o novo modelo de gestão consular que vai transformar profundamente o serviço prestado às nossas comunidades, eu diria mesmo revolucionar o serviço prestado. Com o novo modelo de gestão consular os serviços consulares que eram prestados na melhor das hipóteses das 9h00 às 17h00 passam a ser prestados 24h por dia. Serviços consulares prestados de segunda a sexta-feira passam a estar disponíveis 365 dias por ano. Serviços consulares que estavam a muitos km de distância, passam a estar à distância de um clique no computador a partir de qualquer parte do mundo. Sabemos que esta digitalização dos serviços prestados não resolve todas as situações, no entanto, é este caminho de investimento, de desburocratização, de modernização, de inovação tecnológica, que temos de continuar a apostar, para adaptar a estrutura consular às novas realidades e necessidades das nossas comunidades.

AGENDAS MOBILIZADORAS - um caos! Há poucos meses escrevi que o sucesso do PRR dependia do envolvimento de todos os agentes, governos, nacional e regionais, autarquias, empresas, organizações e cidadãos. O que é que o Governo dos Açores fez com os primeiros 117 milhões? Tratou de contratar consultoras e distribuir à surdina as verbas por 30 empresas. Este foi o mesmo Governo que solicitou à República um valor inferior ao anteriormente acordado para apoio ao Furacão Lorenzo, foram "só" menos cerca de 68 milhões de euros. A pergunta que resta é o que virá a seguir? Os atropelos, as trapalhadas e o mais grave as consequências para as nossas empresas e para a região são tão graves que me preocupa o futuro, e em particular o que acontecerá à bazuca europeia que chegará brevemente aos Açores.


ORÇAMENTO - decorrem ainda as negociações para a viabilização do Orçamento do Estado para 2022. O desfecho ainda não é conhecido, mas há algo que já é claro, se este Orçamento não passar não é por ele ser bom ou mau, mas sim apenas por uma questão política, por uma questão de análise política da parte da direita e sobretudo da esquerda, se perdem mais agora ou daqui a um ou dois anos.

Já sabe proteja-se e proteja os seus! Haja saúde!