Opinião

Férias para todos os gostos

I – Férias em tempo de pandemia?!

Quem me conhece sabe que a ironia e o sarcasmo fazem parte de mim. O espaço que gentilmente me foi cedido nos jornais comprova este meu traço de personalidade. E faço este esclarecimento porque se calhar não fui bem interpretado num artigo de opinião que escrevi há cerca de um mês. O texto tinha por título “Um powerpoint com odor a outros tempos” e começava assim: “O senhor coordenador regional de saúde pública, Dr. Gustavo Tato Borges, está a precisar de férias.” Mas estava a ser irónico. Não era para ler em sentido literal! Julgava eu que isso estava bem claro ao longo das linhas seguintes. Por isso, recuso liminarmente qualquer responsabilidade na decisão do Dr. Tato. Sim, é verdade, o especialista contratado a peso de ouro para ser o estratega mor do combate à pandemia na Região e, também, o escudo protetor do empertigado Secretário da Saúde e do hibernado Presidente do Governo, foi de férias. Sim, de férias!! “Encontro-me de férias. Qualquer assunto urgente deve ser encaminhado para os seguintes endereços […].” Esta é a resposta automática que o Dr. Tato deixou no seu email profissional. O Dr. Tato não foi o Midas que o ordenado fazia antever no que respeita ao combate à pandemia, mas esta saída de cena é de verdadeiro especialista… E não digo mais para não ser mal-interpretado!

 

II – Férias até à remodelação?

Quem também está de férias, mas talvez ainda não saiba, é o Secretário Regional dos Transportes, Turismo e Energia. Vários editorialistas e muitos cronistas (onde me incluo) já escreveram sobre isso, mas o Sr. Secretário com tantas idas à Comissão de Economia e tão vasto e laborioso trabalho até agora desenvolvido, não deve ter tempo para ler os vários órgãos de comunicação social. Deixando de lado o sarcasmo político, tenho que dizer que tem sido penoso assistir a esta passagem do Engenheiro Mota Borges pelo XIII Governo dos Açores. Não continuem com esta crueldade. As autárquicas – data em que se diz baixinho que será feita a primeira remodelação – ainda estão longe. No mínimo, em nome do respeito que se exige, digam ao Sr. Secretário como se coloca no email a tal resposta automática…

 

III – Boas férias!

O Clube Desportivo Santa Clara, do qual orgulhosamente continuo a ser dirigente após a realização de um dos atos eleitorais mais concorridos da sua história centenária em que cerca de 70% dos associados renovaram a confiança na equipa encabeçada pelo Presidente Rui Cordeiro, terminou a época 2020-2021 com estrondoso sucesso. 3 vitórias nas últimas 3 jornadas permitiram atingir a cifra de 46 pontos (outro recorde!) e assim catapultar o nosso Santa Clara para a melhor classificação de sempre: o 6.º lugar! Que fantástica época dos nossos “bravos açorianos”. Que orgulho! No Clube, na Equipa de futebol profissional e nos sócios e adeptos. A paixão e união de esforços que demonstraram nesta reta final foi brutal! O Santa Clara nasceu para isto: ser grande entre os maiores! O acesso a uma prova europeu representa o hastear da bandeira dos Açores no topo de uma montanha que foi escalada com muito suor e lágrimas. Parabéns a todos! E boas férias, bravíssimos!!