Opinião

Transportes

Transporte de carga aérea - nos Açores continuamos com constrangimentos em termos de transporte de carga aérea, que se agravaram com o fim das obrigações de serviço público, e com a redução do número de voos na pandemia a situação piorou. O facto de sermos uma região com 9 ilhas dispersas, bem como a distância para o território continental tornam ainda mais premente um bom sistema de transporte de carga por via aérea. Temos de melhorar substancialmente as condições de transporte de carga aérea de e para os Açores. Temos de garantir regularidade, frequência, horário de serviço, capacidade e bons tarifários, aspetos fundamentais para o crescimento das exportações, principalmente nos sectores da agricultura, das pescas e da floricultura. Além disso, temos de garantir a igualdade tarifária para todas as ilhas, independentemente de terem, ou não, ligação direta com o continente, todas as ilhas têm de ter acesso a uma tarifa idêntica que permita dar as mesmas condições a todos os empresários e aos açorianos em qualquer uma das 9 ilhas dos Açores. E foi isso que defendi, recentemente, junto do Ministro das Infraestruturas.

TAP e os reembolsos - temos recebido várias reclamações de atrasos no reembolso de viagens que os passageiros não conseguiram realizar devido a cancelamentos. Os pagamentos apesar de assumidos pela TAP estão pendentes há longos meses e por isso questionámos o Governo sobre o número de reembolsos em atraso referentes aos Açores, o montante em dívida e o mais importante para quando a sua regularização. Sabemos que a situação pandémica que vivemos tem sido muito nefasta para as companhias aéreas, mas não podemos ignorar que esta situação é muito penalizadora para as famílias que aguardam há muito para ser ressarcidas do dinheiro pago. É urgente uma resposta da TAP a todas estas situações que se encontram em incumprimento, até porque temos conhecimento de várias que ocorreram mesmo antes da pandemia.

FMI e Banco Mundial - participei no Global Parliamentary Workshop 2021, um evento organizado pelo Banco Mundial e pelo Fundo Monetário Internacional (FMI).O encontro concentrou-se no impacto da pandemia Covid-19 que abalou as bases do desenvolvimento global e da ação climática, e acima de tudo na recuperação económica que exigirá um esforço global sem precedentes. Na minha intervenção reforcei que a pandemia evidenciou a urgência numa aposta forte nos sistemas de saúde pública e na proteção social a nível global, associada a um forte investimento na investigação científica nesta área. E defendi que só com o reforço da cooperação global podemos estar mais bem preparados para respostas mais céleres a futuras pandemias. Esta é uma aposta que tem de ser feita. Neste evento existiu uma mensagem global de que temos de melhorar a nossa colaboração internacional, apostar em sistemas de saúde, sistemas de proteção social e numa educação mais resilientes. Temos de trabalhar juntos para tornar os sistemas mais fortes para esta pandemia e para o futuro. E ficou bem patente que a política de vacinação é a política económica mais importante, sem se resolver a questão da saúde não há recuperação económica.

Amnésia - ao longo destes últimos 5 anos, a relação entre o Governo da República e os Açores mudou radicalmente. Dossiers que se arrastavam há anos resolveram-se. Assistimos a uma aposta estratégica em projetos internacionais nos Açores como o Air Center ou o Atlantic Center e contribuímos para a projeção do nosso país como uma referência para o Atlântico além-fronteiras. Este é um caminho que temos de continuar e que não pode nem deve ser apagado pela amnésia que o líder parlamentar do PSD na Assembleia Regional parece sofrer. Volto, ainda, ao Programa Regressar, foi com curiosidade que vi o despertar do PSD, CDS-PP e PPM para este programa, mas não é necessária tanta euforia, até porque a resolução passa apenas pelo Governo Regional querer aplicar o programa nos Açores nas áreas que são da sua competência, pois a nível nacional está tudo preparado para o acesso dos emigrantes que queiram vir para os Açores e como salientou a Secretária de Estado das Comunidades, numa recente audição, em resposta à minha interpelação sobre este assunto, a abertura para envolver os Açores no Programa Regressar é total.
Já sabe proteja-se e proteja os seus! Haja saúde!