Opinião

A "pesada" herança e o herdeiro

O Sr. Diretor do Serviço Regional de Estatística dos Açores (SREA) num esclarecimento publicado no portal do governo e divulgado em alguns jornais referia que entendia "como lamentável a proliferação de artigos de opinião que dão conta de erros factuais no Boletim Trimestral".
Como me atrevi a opinar sobre esse assunto, assumo que continuo a pensar que lamentáveis são os erros que foram publicados, pelos quais o Sr. Diretor afirma assumir "total responsabilidade". E estranho o lamento pois na verdade foram estes artigos de opinião que iluminaram o caminho que conduziu à "pronta" correção de estatísticas, ditas, oficiais.
Refere o Sr. Diretor que o Boletim Trimestral (BT) foi "prontamente corrigido". Quanto a isto, parece-me que o "prontamente" é "um pouco" exagerado, mas concedo que seja novamente a minha opinião. De qualquer forma, deixo os factos à consideração do leitor: a primeira versão do BT foi publicada a 15 de fevereiro; a versão alterada tem data de 10 de março; entre uma e outra versão passaram 23 dias com o BT contendo erros; esses erros só foram corrigidos após o requerimento do PS e a publicação dos malfadados artigos de opinião. Penso credível que sem esses alertas ainda hoje o BT contivesse esses mesmos erros.
Resolve o Sr. Diretor avançar com uma "averiguação interna para apurar as razões" da ocorrência dos ditos erros. Vou novamente dar uma sugestão, ou formular uma opinião, ou ainda dar uma pista para essa profunda averiguação: o requerimento do PS dava conta de erros no BT; os erros foram corrigidos na versão 2.0 deste Boletim; as correções ocorreram no quadro da página 1; donde se conclui que os valores nas páginas interiores estavam certos. Resta saber quem fez esse quadro da página 1! Será preciso um processo de averiguações para apurar a autoria?
Aproveito para questionar: em que medida a existência destes erros, pelos quais o Sr. Diretor assumiu responsabilidade, está relacionada com a "obsolescência e falta de estruturação da infraestrutura tecnológica" ou com o "envelhecimento dos recursos humanos"?
E já agora, aqui só para nós que ninguém nos ouve, o BT continua com erros. Só foram corrigidos os que o Requerimento do PS evidenciou, mas a verdade é que ainda há outros que permanecem, por exemplo, na página 19.
No primeiro quadro da página 19: "No quadro abaixo pode-se verificar que no período de 2000 a 2019po, o PIB per capita dos Açores (a preços correntes) cresceu 4,5% face a 2018, situando-se em 18 405 euros por habitante.".
Em primeiro lugar, o período do quadro referido vai de 2003 a 2019po e não desde 2000. Depois, o PIB per capita dos Açores não cresce 4,5% no período de 2000 a 2019po face a 2018, mas sim no ano de 2019...
Ainda na página 19, "Desde o início da série apresentada no quadro acima, o PIB per capita em índice, da Região Autónoma dos Açores, variou de um mínimo em 2003 e 2004 (87), até um máximo no ano de 2012 (2012)".
Também aqui existem erros: o valor mínimo de (87) não é apenas nos anos de 2003 e 2004, mas também no ano de 2007. Depois, o máximo não é atingido no ano de 2012, como erradamente se diz, mas sim nos anos de 2010 e 2013. E o máximo é (91) e não (2012) como erradamente se refere.
E estes erros também são culpa da pesada herança? Ou será antes do herdeiro?
PS - Mais dois contributos para a v.3.0, com data de 17 de março de 2021: substituir, no penúltimo parágrafo da primeira página, "dorminadas" por dormidas, e no último parágrafo da página 17, corrigir, 3º trimestre por 4º trimestre.