Opinião

2021

O ano que agora termina foi efetivamente muito especial. A Pandemia veio pôr em causa verdades e hábitos adquiridos, as virtudes e defeitos da globalização, o retornar de quarentenas medievais, não fora o digital, e lançar uma profunda crise económico-social, para além do ressurgimento de velhos e ancestrais medos.

Entre nós, em tempo em que nenhuma ilha pode ser só uma ilha, a Pandemia trouxe-nos complexos desafios, ao nível da sustentabilidade do nosso SRS, dos instrumentos de defesa da Autonomia e do futuro do setor turístico nascente, ao menos com significado e peso relativo bastantes.

Os Açorianos têm sabido responder com resiliência e dignidade às muitas dificuldades, enfrentando as pragas com denodo e firmeza e tudo fazendo para minorar os nefastos efeitos, aos diversos níveis, de mais esta adversidade.

Esperamos que 2021 seja mais do que uma decorrência inexorável de calendário, e signifique uma verdadeira ultrapassagem desta crise, em que a esperança das vacinas permita entrar numa nova fase, ao nível da saúde, do crescimento económico e duma maior equidade social.