O Grupo Parlamentar do Partido Socialista/Açores criticou, esta quarta-feira, a falta de resposta e de sensibilidade do Governo Regional para com o futebol feminino, considerando inaceitável que clubes açorianos que representam a Região nas competições nacionais continuem sem o apoio e a estabilidade necessárias para competir com dignidade.
Estas preocupações foram reforçadas após uma visita dos deputados ao Vitória Clube Pico da Pedra, no concelho da Ribeira Grande, motivada pelas denúncias públicas daquela organização desportiva sobre a ausência de apoios e o silêncio do Governo Regional, onde tomaram conhecimento das dificuldades enfrentadas pelo clube e do enquadramento apresentado pela Direção Regional do Desporto para justificar a inexistência de apoio.
O deputado do PS/Açores, Russell Sousa, lamentou que, apesar de o Vitória Clube Pico da Pedra ter cumprido todos os procedimentos exigidos e comunicado atempadamente a sua participação no campeonato nacional, após se ter sagrado campeão regional, o Governo Regional não tenha sido capaz de encontrar uma solução para apoiar o clube.
A direção do clube refutou a declarações da Secretária Regional, que afirmou na passada semana que não tinha verbas em dívida aos clubes. No caso, o Vitória Clube do Pico da Pedra ainda não assinou qualquer protocolo nem recebeu as verbas referentes à época desportiva 2025/2026, contrariando assim as declarações públicas do Governo.
“Esta realidade vem confirmar as falhas da política desportiva do Governo Regional já identificadas pelo PS/Açores no debate de urgência realizado na última sessão plenária, nomeadamente a ausência de diálogo, a falta de planeamento e a incapacidade de responder atempadamente às necessidades dos clubes”, sublinhou.
Sobre este caso, Russell Sousa lamentou que o Governo Regional “não tenha sido capaz de encontrar uma solução para apoiar um clube que fez tudo o que lhe era exigido, apresentou as candidaturas dentro dos prazos e avisou atempadamente que iria competir ao mais alto nível nacional”.
O parlamentar socialista considerou ainda inaceitável que o Presidente do Governo Regional não tenha respondido às solicitações do clube, sublinhando que “este silêncio revela falta de sensibilidade política e desrespeito por quem trabalha diariamente para dignificar o desporto açoriano”.
“É responsabilidade do Governo garantir que os clubes que representam os Açores nas competições nacionais tenham condições de estabilidade e dignidade”, acrescentou, lembrando que o Vitória Clube Pico da Pedra representa o futebol feminino ao mais alto nível, promovendo o nome da Região além-fronteiras.
“Dar as ferramentas necessárias para que as atletas e os clubes possam competir ao mais alto nível não é um favor, é um dever do Governo”, reforçou.
Para o GPPS/Açores, este caso evidencia uma clara falta de resposta e de visão estratégica do Governo Regional num setor essencial para a formação de jovens, a promoção da igualdade no desporto, a coesão social e a vida das comunidades locais.
Ribeira Grande, 21 de janeiro de 2026