“Os pescadores exigem respostas urgentes da União Europeia”, André Franqueira Rodrigues

PS Açores - Há 3 horas

No debate sobre as Oportunidades de Pesca para 2026, realizado na sessão plenária do Parlamento Europeu, em Estrasburgo, o coordenador dos socialistas europeus para as Pescas, lançou um forte alerta para a situação crítica que o setor das pescas atravessa em Portugal e na Europa.

Na intervenção em Plenário, o eurodeputado açoriano sublinhou que os pescadores enfrentam crescentes dificuldades económicas, instabilidade nos rendimentos e um sentimento generalizado de perda de confiança nas instituições europeias.

A crise que o setor vive é também uma crise de confiança. Os pescadores sentem as instituições cada vez mais distantes e cada vez mais surdas às suas reivindicações”, destacou.

Rendimentos, Formação e Investimento são três áreas essenciais para garantir o futuro das Pescas. Não vale a pena fingirmos que levamos a sério o futuro deste setor quando se reduz o rendimento, se investe pouco e a inovação se limita ao papel”, concluiu Franqueira Rodrigues.

O eurodeputado chamou ainda atenção da Comissão e do Conselho para as situações dos Açores, com a queda acentuada dos preços pagos aos pescadores, e da Madeira, com um crescente descontentamento e angústia entre profissionais do setor.

André Franqueira Rodrigues apelou ainda à Comissão Europeia e ao Conselho para que nas negociações finais sobre as quotas de pesca para 2026, “garantam quotas que protejam os ecossistemas, mas também a dignidade, o trabalho e o futuro dos pescadores portugueses e europeus.”

No próximo Orçamento da União Europeia, a Comissão propõe um corte dramático nas verbas para as pescas: de cerca de €6,1 mil milhões para apenas €2 mil milhões. Uma redução de quase 60%, considerada, por muitos, incompatível com a modernização e a sustentabilidade do setor.