Combate às dependências e consumos é fundamental e a autarquia tem de agir com ações concretas, afirma Lurdes Alfinete

PS Açores - Há 22 horas

Lurdes Alfinete, candidata do PS à Ribeira Grande, quer, de uma vez por todas, colocar um travão às dependências e consumos no concelho, “é tempo da autarquia agir com ações concretas na causa dos problemas.”

Para a candidata é claro que não “podemos permitir que a criminalidade e a toxicodependência andem lado a lado e entregues à sua sorte. Todos nós, começando pela autarquia, temos de agir na causa dos problemas e essa ação faz-se mediante 3 etapas: prevenir, tratar, integrar.

Prevenir, com programas de dissuasão e prevenção implementados nas escolas, desde o ensino pré-escolar; Tratar, no apoio multidimensional, trabalhando com as instituições que já operam no terreno, que são conhecedoras da realidade do concelho e que estão todos os dias com os seus técnicos, reforçando o seu financiamento, e apostando num centro ocupacional, numa parceria com o Instituto São João de Deus, bem como no apoio socioeconómico às famílias; e Integrar, com a autarquia a liderar e a apostar em programas de reintegração laboral, “dando mérito e crédito a quem emprega pessoas em recuperação.”

“Nas últimas semanas assistimos, ainda, a alguns casos muito preocupantes de violência associada ao consumo de estupefacientes e álcool. Estas situações não podem acontecer! Os nossos filhos, os nossos idosos, os nossos visitantes merecem, devem e têm de se sentir seguros ao andar nas nossas ruas!”, afirmou Lurdes Alfinete.

Neste sentido, a candidata voltou a realçar a sua proposta para criar uma Polícia Municipal no concelho: “no passado já o defendemos; recentemente, em reunião com o Comando Operacional, voltámos a frisar esta intenção, que, aliás, foi muito bem recebida pelo Comando, por isso, se for eleita no próximo dia 12 de outubro, a Polícia Municipal será uma realidade na Ribeira Grande, concluiu.”