André Franqueira Rodrigues e Comissário Europeu para a Agricultura reúnem sobre simplificação da PAC

PS Açores - Há 4 horas

O eurodeputado André Franqueira Rodrigues reuniu esta quarta-feira, em Estrasburgo, com o Comissário Europeu para a Agricultura e Alimentação, Christophe Hansen, no âmbito da preparação do relatório do Parlamento Europeu sobre a proposta da Comissão Europeia para a simplificação da Política Agrícola Comum (PAC).

Durante o encontro, foi feito um ponto de situação detalhado sobre os avanços do relatório do eurodeputado dos Açores, que tem como objetivo reduzir a carga administrativa que atualmente recai sobre agricultores, cooperativas e administrações nacionais. A proposta em análise pretende tornar a PAC mais ágil, eficiente e adaptada aos desafios do setor agrícola europeu, garantindo ao mesmo tempo o cumprimento dos objetivos ambientais e de sustentabilidade.

Este foi um encontro relevante, para alinharmos posições e reforçarmos o trabalho de parceria com a Comissão para termos uma PAC reformada que responda de forma eficaz às necessidades dos agricultores, sobretudo num momento de grandes desafios para o setor. A simplificação não pode ser apenas uma promessa, tem de ser uma realidade que se traduza em menos burocracia e mais tempo para produzir e inovar”, sublinhou André Franqueira Rodrigues.

O negociador do Parlamento Europeu para a simplificação da PAC destacou ainda a importância de um processo legislativo célere, dado o impacto direto que estas medidas terão, sublinhando a sua expectativa de que “estas medidas possam estar em vigor já no início de 2026 para permitir que sejam uma realidade durante os dois últimos dois anos de vigência da atual Política Agrícola Comum”. Para Franqueira Rodrigues, a meta é apresentar um relatório equilibrado que promova a competitividade do setor agrícola europeu, respeitando as metas climáticas e assegurando um justo rendimento para os agricultores.

A reunião serviu também para alinhar prioridades estratégicas e abordar o calendário de trabalho conjunto entre o Parlamento Europeu, Conselho e Comissão, por forma a que o texto final do relatório reflita as preocupações e contributos das diferentes partes.

Trabalharemos para que esta proposta seja um verdadeiro instrumento de modernização da PAC, aproximando as políticas europeias da realidade no terreno e inspirando também o futuro desta política crucial para os produtores e as nossas zonas rurais. Temos pouco tempo para finalizar esta proposta e conseguir bons resultados, mas temos a expetativa de que, no final, o Parlamento não deixará de, também, dar resposta às exigências com que o setor agrícola se confronta", concluiu o eurodeputado socialista.