“100 dias após a denúncia de infiltrações na Escola Secundária Armando Côrtes Rodrigues, em Vila Franca do Campo, o Governo Regional do PSD/CDS-PP/PPM não responde às preocupações manifestadas e limita-se a remendar, ao invés de intervencionar”, denunciou, esta quarta-feira, a deputada do PS/Açores, Marlene Damião.
Em causa está um requerimento parlamentar entregue na Assembleia Legislativa pelos deputados socialistas há 100 dias, o qual não obteve qualquer resposta por parte Governo Regional quando o prazo legal para o fazer é de 30 dias.
No documento entregue no parlamento açoriano, no passado dia 21 de abril, os socialistas afirmam que, no último ano, “têm sido reportados [pelo Conselho Executivo daquele estabelecimento de ensino], com frequência, problemas com infiltrações em vários edifícios” nomeadamente em várias salas de aula, laboratórios, provocando, inclusive, o desabamento de tetos.
Para Marlene Damião, não é aceitável que o executivo açoriano não responda às preocupações apontadas pelos açorianos através dos seus representantes no parlamento, traduzindo-se “num claro sinal de desprezo para com a segurança de alunos, professores e demais trabalhadores dos estabelecimentos de ensino da Região”, sublinhou.
A socialista frisou que “sem uma intervenção de fundo nas infraestruturas escolares, nomeadamente em salas de aula e em saídas de emergência, sem uma adequada concertação com o órgão executivo da Escola, sem reforço orçamental para intervenções estruturantes, conforme já alertado pelo PS, a qualidade de ensino e a segurança de mais de 600 alunos fica seriamente comprometida”.
“A pouco mais de um mês do arranque do próximo ano letivo, a normalidade que se pretende e que se exige está longe de ser alcançada”, concluiu Marlene Damião.