PS/Açores lamenta que a ilha de Santa Maria sofra consequências do abandono e inércia do Governo Regional

PS Açores - Há 4 horas

O Grupo Parlamentar do PS/Açores considera que a visita estatutária do Governo Regional à ilha de Santa Maria confirmou aquilo que os marienses já sentem no dia a dia: promessas adiadas, ausência de investimentos estruturais e respostas que não chegam às pessoas, considerando este como “um exemplo dos desafios e dos bloqueios que comprometem a Coesão Económica, Social e Territorial da Região”, tema que o partido pretende debater em plenário na próxima semana.

“Foi uma visita marcada pela ausência de resultados concretos, onde o Presidente do Governo Regional se limitou a inaugurações de gestão corrente, o que demonstra a falta de trabalho efetivo e a incapacidade do Governo de coligação em responder às necessidades da ilha”, denunciaram os deputados do PS eleitos por Santa Maria.

“Mais grave, ficou claro, nas entrelinhas dos discursos oficiais, a falta de recursos financeiros e o adiamento sucessivo de compromissos assumidos com Santa Maria. A própria Presidente do Conselho de Ilha admitiu que o memorando deste ano é igual ao do ano passado, sinal de que praticamente nada foi feito”, acrescentam os socialistas.

Segundo Joana Pombo Tavares e João Vasco Costa, na área da Saúde, o Governo apresentou números de aumento de consultas e de especialidades, mas a realidade vivida pelos marienses é bem diferente: longas listas de espera, utentes sem médico de família, urgências a funcionar sem profissionais e casos graves por diagnósticos tardios. “Mesmo perante a denúncia do PS/Açores sobre a falta de médicos em abril, o Governo ignorou o problema e continua sem apresentar soluções”.

Os deputados saúdam, por sua vez, o início da obra do Lar Residencial para pessoas com deficiência, resultado da persistência da Santa Casa da Misericórdia de Vila do Porto e do financiamento do PRR. No entanto, “esta resposta, que só estará pronta dentro de mais de um ano, não resolve o drama social que se vive na ilha, onde dezenas de pessoas permanecem internadas na unidade de saúde por falta de resposta social adequada, uma responsabilidade direta da tutela, que tem vindo a descurar as necessidades de Santa Maria”.

No setor dos transportes marítimos, o incumprimento da promessa do barco semanal agrava o isolamento da ilha e aumenta o custo de vida. “Ao contrário da Graciosa, onde essa medida já foi concretizada, Santa Maria continua esquecida. Fala-se em coesão territorial, mas o que se verifica é uma profunda descontinuidade entre Santa Maria e o restante arquipélago”, acrescentam ainda os deputados.

Também na rede viária se confirma o abandono: as estradas degradam-se, sem qualquer intervenção prevista, com o Governo a justificar a inação com a execução da Variante financiada pelo PRR - obra que os marienses ainda não podem utilizar, enquanto circulam em estradas em péssimas condições.

Outro exemplo do desinteresse do Governo é o Parque Habitacional do Aeroporto, onde promessas de milhões foram sucessivamente adiadas, com bairros degradados e famílias a viverem sem condições, apesar de pagarem rendas ao próprio Governo Regional.

O PS/Açores denuncia ainda a discriminação no apoio a eventos que dinamizam a ilha. A escassas semanas do Rally de Santa Maria — um dos maiores eventos turístico e o maior em termos desportivo da ilha, que atrai visitantes e dinamiza a economia local — o Governo ainda não deu resposta sobre o apoio habitual, colocando em causa a realização da prova e demonstrando falta de respeito pela importância deste evento para Santa Maria.

“A tudo isto soma-se o incumprimento nos apoios ao desporto, o atraso nos pagamentos a empresários relativos à COVID-19, a ausência de diálogo por parte do Secretário Regional do Mar e Pescas com os pescadores e o desconhecimento demonstrado sobre problemas graves como a erosão costeira na freguesia de Santo Espírito, revelando um Governo sem rumo, sem estratégia e que abandona Santa Maria à sua sorte”, dizem ainda Joana Pombo Tavares e João Vasco Costa.

“O PS/Açores vai continuar atento, a denunciar o abandono e a apresentar propostas concretas para melhorar as condições de vida dos marienses e garantir que Santa Maria tem o tratamento justo e digno que merece no contexto regional”, concluem.

 

Vila do Porto, 04 de julho de 2025