O líder do PS/Açores, Francisco César, alertou, este sábado, para a falta de capacidade financeira do Governo Regional no setor da Educação, para denunciar a suspensão dos desdobramentos nas aulas de laboratório, uma prática pedagógica e de segurança há muito consolidada nas escolas açorianas.
“Aquilo que percebemos hoje, e que é uma queixa do Sindicato, mas que também será certamente uma queixa dos pais e dos alunos, é que as dificuldades financeiras estão a impedir que as escolas façam os desdobramentos”, afirmou Francisco César.
O líder socialista, que falava à margem de uma reunião com o Sindicato dos Professores da Região Açores (SPRA), explicou que os desdobramentos são fundamentais para garantir condições de segurança e qualidade de ensino nas aulas práticas, como Biologia, Física ou Química, onde o número elevado de alunos por turma exige divisão em grupos mais pequenos. “Nós não podemos colocar 23 alunos num laboratório, isso pode criar complicações, até por uma questão de segurança”, alertou.
Segundo Francisco César, a Secretária Regional da Educação terá dado instruções verbais às escolas para que encontrassem soluções que evitassem o recurso a novas contratações para disciplinas em que os alunos estão divididos em pequenos grupos, os denominados desdobramentos.
“Por não haver capacidade financeira para fazer a contratação de mais professores o que está a acontecer é que, pura e simplesmente, os alunos terão que aceder aos laboratórios em número muito maior, o que não é aconselhável nem do ponto de vista pedagógico, nem do ponto de vista da segurança”, sublinhou.
Reiterando que os desdobramentos eram uma prática comum, o Presidente do PS/Açores lembrou que a sua eliminação compromete o bem-estar dos alunos e a qualidade do ensino. “É uma prática que existia há muitos anos exatamente para proteger os alunos. E agora deixou de acontecer por falta de capacidade do Governo em gerir os seus recursos”, criticou.
Na ocasião, Francisco César apelou que o Governo Regional possa voltar atrás nesta matéria, salientando que se não o fizer, o PS/Açores “utilizará os mecanismos disponíveis no Parlamento para obrigar o Governo a repor os desdobramentos nas nossas escolas”.
Para o PS/Açores, este é mais um exemplo concreto de como a má gestão financeira do atual Governo começa a ter impacto real na vida das famílias açorianas. “Muitas vezes falamos das dificuldades financeiras do Governo e as pessoas não percebem em que medida isso afeta a sua vida, aqui está uma consequência clara, visível, e com impacto direto na educação e na segurança dos nossos jovens”, concluiu.