PS/Flores exige reforço urgente dos voos da SATA para responder às necessidades dos florentinos

PS Açores - Há 22 horas

Os deputados do PS/Açores eleitos pela ilha das Flores exigem ao Governo Regional que assegure, com urgência, um reforço efetivo das ligações aéreas da SATA de e para aquela ilha, em resposta ao aumento das dificuldades sentidas pelos florentinos nas últimas semanas, nomeadamente a indisponibilidade de lugares e as listas de espera constantes.

José Gabriel Eduardo e Dora Valadão recordam que, já no passado mês de abril e no presente mês de maio, foram inúmeros os relatos de utentes que não conseguiram viajar por falta de vagas, situação que afetou particularmente os cidadãos que necessitam de sair da ilha por razões de saúde.

“Houve quem perdesse consultas, quem tivesse de antecipar em vários dias a viagem para garantir presença a tempo ou, no regresso, quem tenha ficado retido após exames ou tratamentos por vários dias. Isso é inaceitável”, alertam.

Para o Partido Socialista, trata-se de um problema que afeta diretamente a qualidade de vida dos residentes e a imagem da ilha como destino turístico, comprometendo também o desenvolvimento económico local.

Nesse sentido, os deputados socialistas, através de requerimento, solicitaram informações ao Governo Regional sobre que medidas estão previstas para o verão IATA de 2025, exigindo informação detalhada sobre o número de voos programados e comparações com os anos anteriores.

“O Governo Regional tem de garantir que ninguém é prejudicado por viver numa ilha periférica. É seu dever assegurar que todos os cidadãos, especialmente os doentes, têm acesso digno e eficaz ao transporte aéreo, mesmo nos períodos de maior procura”, defendem os deputados do PS/Açores eleitos pela ilha das Flores.

 

Santa Cruz das Flores, 3 de maio de 2025