"Fortalecer os Açores na UE é um objetivo comum que sai reforçado das jornadas autárquicas europeias", afirma André Franqueira Rodrigues

PS Açores - Há 6 horas

De 29 de abril a 1 de maio, um grupo de autarcas socialistas açorianos, candidatos autárquicos e jovens que participaram na Academia Novo Futuro participou nas “Jornadas Autárquicas Europeias”, promovidas pelo Eurodeputado André Franqueira Rodrigues.

A iniciativa visa reforçar a ligação entre o poder local açoriano e as instituições europeias na preparação para as eleições autárquicas de outubro do presente ano.

 

“No momento em que Portugal se prepara para mais umas eleições autárquicas, é fundamental reforçar a ligação entre o poder local e as instituições europeias. As 'Jornadas Autárquicas Europeias' são uma oportunidade para reforçar o envolvimento dos nossos autarcas e de jovens socialistas, dotando-os de ferramentas sobre as principais políticas e decisões europeias que ajudem a fortalecer a sua ação local. A Europa começa nas nossas freguesias, vilas e cidades — e é aí que se constrói a democracia todos os dias.” afirmou o eurodeputado André Franqueira Rodrigues.

O Programa das Jornadas incluiu uma sessão no Comité das Regiões, sob o tema “Prioridades do Poder Local e Regional Socialista na Europa”, com intervenções de Yonnec Polet, Secretário-Geral Adjunto do Partido dos Socialistas Europeus (PSE) e Jordi Harrison, Secretário-Geral do Grupo PES no Comité das Regiões, onde foram abordados os desafios da Política de Coesão e da crise de Habitação, na Europa e nos Açores, e o papel das Regiões Ultraperiféricas.

“Vejo nesta iniciativa muito mais do que uma ação formativa. Trata-se do entendimento claro de que a Europa não é uma entidade longínqua, mas começa nas nossas freguesias, nas vilas e cidades onde os problemas dos cidadãos exigem soluções todos os dias. Reforçar o conhecimento dos nossos autarcas sobre as políticas europeias é, por isso, essencial para captar oportunidades, maximizar apoios e projetar a nossa voz no espaço europeu” afirmou André Franqueira Rodrigues.

O Programa incluiu ainda uma reunião com o deputado André Franqueira Rodrigues e as deputadas da Delegação Socialista ao Parlamento Europeu, Ana Catarina Mendes e Carla Tavares, num encontro centrado nas prioridades e desafios do atual mandato europeu e nos dossiês a cargo de cada um no quadro do Parlamento Europeu.

“Esta aproximação não pode ser um evento isolado. Tem de ser uma cultura política permanente: olhar para a Europa como extensão do nosso poder de participação, de co-decisão, e não como uma instância distante. Fortalecer o poder local, reconhecer o papel essencial dos autarcas, apostar na juventude: este é, a meu ver, um contributo importante para uma autonomia regional mais forte, mais influente e mais preparada para os desafios que se avizinham” concluiu o eurodeputado açoriano.

Participaram nas jornadas vários autarcas, entre os quais os Presidentes das Câmaras Municipais da Lagoa, Vila do Porto e das Lajes das Flores, assim como outros candidatos às eleições autárquicas de outubro próximo e ainda uma comitiva de jovens que participaram na “Academia Novo Futuro”, uma parceria entre Partido Socialista, JS/Açores, os grupos parlamentares do PS na Região e na República e o eurodeputado André Franqueira Rodrigues.