Francisco César defende mais igualdade e proteção para quem cuida

PS Açores - Há 5 horas

O líder do PS/Açores, Francisco César, defendeu que “uma democracia só é plena quando combate todas as formas de discriminação e garante direitos a todos, especialmente às mulheres, aos jovens, aos idosos, às minorias, aos imigrantes e às pessoas com deficiência”.

À margem de uma visita ao Centro Social e Paroquial de São Roque, Francisco César reafirmou o compromisso dos socialistas açorianos com uma “visão clara de igualdade”, destacando medidas concretas para valorizar o papel das mulheres, apoiar as famílias e proteger quem trabalha e quem cuida.

“O PS Açores quer garantir salários mais justos, com metas claras: salário mínimo de 1.165 euros e salário médio de 2.000 euros até 2029. Vamos apoiar as famílias com mais apoios à habitação, sobretudo aquelas que enfrentam responsabilidades duplas, como cuidar de filhos e pais ao mesmo tempo”, referiu o líder socialista.

Francisco César defendeu ainda a redução progressiva da semana de trabalho para 37,5 horas, o alargamento das licenças parentais e a promoção do teletrabalho, como formas de garantir uma melhor conciliação entre a vida profissional e pessoal. “É preciso assegurar mais tempo para viver e não apenas para trabalhar”, afirmou.

A finalizar, o líder socialista alertou, uma vez mais, para o problema da habitação que afeta cada vez mais “não só os mais vulneráveis, como também a classe média”, para defender que os “dividendos da Caixa Geral de Depósitos podem ajudar as autarquias na construção de habitação”, mas que, também, o Governo da República pode ajudar a comparticipar o acréscimo da taxa de esforço das famílias.

“Estas são medidas que promovem a igualdade e que ajudam as famílias no seu conjunto. Com isso, promovemos a igualdade e fortalecemos a democracia, que é esse o nosso objetivo”, finalizou o Presidente do PS/Açores e candidato às eleições legislativas de 18 de maio.