Vasco Cordeiro lidera participação do Comité das Regiões na Conferência de Recuperação da Ucrânia em Berlim

PS Açores - Há 3 dias

Vasco Cordeiro, Presidente do Comité das Regiões Europeu, participa, terça-feira e quarta-feira desta semana, na Conferência para a Recuperação da Ucrânia (URC2024), em Berlim, co-organizada pelo Governo Federal Alemão e pelo Governo Ucraniano.

O evento, que reúne líderes internacionais, representantes de instituições europeias e especialistas em reconstrução, com o objetivo de delinear estratégias e ações concretas para a recuperação sustentável da Ucrânia após o conflito.

No primeiro dia, estarão presentes o Chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, bem como numerosos outros chefes de Estado, ministros, funcionários governamentais e representantes de instituições financeiras internacionais.

Vasco Cordeiro intervirá no painel "Capacitar os municípios e as regiões - Reforçar as capacidades a nível local", no segundo dia da conferência, em que intervirão também Georg Milbradt, enviado especial alemão para a Ucrânia, Olena Shuliak, Presidente da Comissão para a Organização do Poder Estatal, Autonomia Local, Desenvolvimento Regional e Planeamento Urbano do Parlamento Ucraniano, Mykola Riznyk, Presidente do Município de Opishnia, Alyona Krytsuk, co-fundadora da Brave to Rebuild, Andreas Schaal, Diretor para as Relações Globais e Cooperação da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), e Lionel Rapaille, Diretor para a Vizinhança e Alargamento do Banco Europeu de Investimento (BEI).

A URC2024 é a continuação da série anual de eventos políticos de alto nível dedicados à recuperação e reconstrução a longo prazo da Ucrânia. Esta é também a primeira URC organizada num Estado-Membro da UE.

"É imperativo que a União Europeia e suas regiões trabalhem juntas para assegurar uma reconstrução eficiente e sustentável da Ucrânia. Através da cooperação e da partilha de conhecimentos, podemos ajudar a Ucrânia a reconstruir as suas infraestruturas, revitalizar a sua economia e fortalecer as suas instituições democráticas," afirmou Vasco Cordeiro.

O Presidente Vasco Cordeiro Cordeiro terá vários encontros bilaterais, nomeadamente com Davide La Cecillia, Enviado Especial da Itália para a Reconstrução da Ucrânia, Manuela Schwesig, Presidente da Assembleia Federal da Alemanha (Bundesrat), e Mathias Cormann, Secretário-Geral da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).

Durante a 10.ª Cimeira Europeia das Regiões e dos Municípios, realizada em Mons, no painel "Assegurar um processo de reconstrução descentralizado para a Ucrânia", o CdR e a Aliança para a Ucrânia – iniciativa promovida pelo Comité com outras organizações de cooperação interregional – adotaram um conjunto de recomendações para a URC2024, nas quais se salienta a importância e o impacto de uma descentralização eficaz na capacitação da autonomia local e sublinharam a necessidade de reforçar a resiliência da Ucrânia a partir do poder local. As recomendações adotadas na Cimeira foram entregues ao Enviado Especial do Governo alemão, Georg Milbradt, e à Vice-Ministra das Comunidades, Territórios e Desenvolvimento de Infra-estruturas da Ucrânia, Oleksandra Azarkhina.