Baixa execução de investimentos na área da habitação por parte da autarquia de Ponta Delgada podem comprometer oportunidade histórica e única de resolução

PS Açores - 28 de fevereiro

A Assembleia Municipal de Ponta Delgada reuniu ontem, dia 27 de Fevereiro, na freguesia de São Vicente Ferreira.

Nessa reunião, os deputados municipais do Partido Socialista abordaram diversos assuntos relacionados com a atividade da Câmara Municipal, designadamente, o atraso das obras de reabilitação do Mercado da Graça, o aumento do consumo de drogas sintéticas em espaços públicos na Cidade, as enchentes verificadas na freguesia dos Arrifes no passado mês e os investimentos em habitação financiados pelo Governo da República.

Em relação aos investimentos em habitação, os socialistas manifestaram “profunda preocupação com o ritmo de execução das obras”. Os deputados do PS relembraram que o Governo da República procedeu “a um apoio histórico e sem precedentes aos municípios para promoção de habitação, no caso da Câmara Municipal de Ponta Delgada esse apoio atinge 106 milhões de euros, permitindo construir ou recuperar 759 habitações”. Os deputados do PS voltaram a chamar a atenção que “esses investimentos são financiados pelo Governo da República no quadro do PRR mas são executados pelas Câmaras no quadro das Estratégias Locais de Habitação até ao final do ano de 2026”. Os socialistas consideram que a baixa execução desses investimentos por parte da CMPD pode comprometer uma oportunidade histórica e única de resolver grande parte dos problemas habitacionais em Ponta Delgada.