Sérgio Ávila: Governo do PS assegura jardim de infância gratuito para todos

PS Açores - 27 de fevereiro

Sérgio Ávila frisou que o Partido Socialista, ganhando as eleições legislativas do próximo dia 10 de março, irá “alargar a gratuitidade das creches aos jardins de infância”, beneficiando milhares de famílias Açorianas.

O candidato do PS à Assembleia da República destacou que o apoio às famílias Açorianas, “às nossas crianças e aos nossos jovens foi sempre uma prioridade dos Governos da República do Partido Socialista”.

“Efetivamente, foi com o Governo da República do Partido Socialista que instituímos a gratuitidade das creches para todas as crianças. Foi com o financiamento nacional da Segurança Social que foi possível assegurar que nenhuma família nos Açores tenha que pagar o acesso das suas crianças às creches”.

Sérgio Ávila lembrou, também, que foi com o Governo do PS que “alargámos de 5 para 20 dias o luto parental, que aumentámos a licença de parentalidade exclusiva dos pais para 28 dias e que atribuímos um subsídio para os acompanhantes de grávidas residentes em ilhas que não têm hospital”.

“O incentivo à natalidade é uma prioridade concretizada pelo Partido Socialista e isso concretiza-se com estas medidas, que beneficiaram, em muito, as nossas crianças e as famílias que têm crianças, quer no pré-escolar, quer no momento inicial da sua vida”, frisou.

Sérgio Ávila salientou que o Partido Socialista “quer fazer ainda mais”, garantindo a gratuitidade de todo o ensino pré-escolar das crianças, inclusivamente as dos Açores, até a entrada na escola primária”.

“Isto é, todo este período dos 0 aos 6 anos, até que as nossas crianças entrem no ensino básico, não terão qualquer encargo e será gratuito o acesso ao Jardim de Infância, se o Partido Socialista vencer estas eleições”, vincou.

Para Sérgio Ávila, este é, efetivamente, “um investimento muito importante nas gerações futuras, no apoio às famílias, independentemente do seu rendimento, de forma a que todos possam ter melhores condições, sem custos, para que todas as crianças da nossa Região e do nosso país possam frequentar na totalidade o ensino pré-escolar, sem ter que pagar qualquer inscrição”.

“Este é um património que o Partido Socialista assegura, que executou e que irá continuar a executar, para que nenhuma família do nosso país tenha de pagar pela frequência das suas crianças no ensino pré-escolar”, finalizou o candidato do PS à Assembleia da República, Sérgio Ávila.