Desinvestimento do Governo Regional na atividade desportiva deixa a ilha Terceira seriamente prejudicada

PS Açores - 11 de janeiro

 Os candidatos do Partido Socialista da Ilha Terceira às eleições legislativas regionais, destacam a deficiente governação do atual Governo Regional, também no que diz respeito às instituições desportivas.

Expressamos com preocupação os atrasos crónicos nos pagamentos às instituições desportivas, prejudicando gravemente a gestão financeira destas entidades.

A demora nos pagamentos resultou em dificuldades imensas na gestão dos compromissos financeiros das instituições desportivas, afetando sua estabilidade financeira.

Lamentamos que os dirigentes dessas instituições tenham sido obrigados a recorrer a novos financiamentos para cumprir com seus compromissos, transtornando as instituições, e, em alguns casos, a vida pessoal e familiar dos dirigentes, que só procuram garantir a estabilidade financeira das instituições desportivas.

Mesmo que os pagamentos sejam realizados em breve, alertamos que isso ocorre tardiamente, causando impactos muito significativos. Sublinhamos as consequências financeiras a curto prazo, incluindo o facto de que os pagamentos realizados em 2024 se referem a despesas de 2023.

Isso acarreta a utilização indevida da antecipação de receitas de 2024 para pagar dívidas e irá implicar ainda um maior corte e redução orçamentais em 2024, contribuindo para aumentar ainda mais a dívida a fornecedores e clubes. O Partido Socialista reforça a necessidade de uma gestão eficiente e responsável por parte do Governo Regional, garantindo o adequado apoio às instituições desportivas e evitando impactos negativos na sua estabilidade financeira.

O Partido Socialista assume também apoiar o desporto escolar e incrementar a prática e formação desportiva através do reforço do apoio aos clubes locais, valorizar as competições de ilha, apoiar a organização de eventos desportivos de cariz nacional e internacional, enquanto fator de desenvolvimento local, assim como, investir no apoio à construção de instalações desportivas próprias e na requalificação do Parque Desportivo da Terceira.