Falta de manutenção nas bacias de retenção põe em causa segurança da população

PS Açores - 11 de janeiro

Os candidatos do PS pelo círculo eleitoral de São Miguel às eleições legislativas regionais do próximo dia 4 de fevereiro, manifestaram a sua apreensão com “a falta de limpeza e de manutenção das bacias de retenção na ilha”.

Para Sandra Costa Dias, que falava à margem de uma visita à freguesia de Sete Cidades, “este é já um problema recorrente”, em que, pela falta de limpeza destas infraestruturas “fica, muitas vezes, em causa a segurança de bens e de pessoas”.

“Esta é uma situação para a qual o Partido Socialista tem vindo a alertar, mas que o Governo Regional do PSD/CDS-PP/PPM, e em concreto a Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, insiste em não dar ouvidos e proceder à respetiva limpeza destes espaços”, alertou a socialista.

Segundo referiu a candidata, neste caso em específico, “a falta de limpeza da bacia não permite escoar a água, acabando por galgar para os caminhos”, sendo já uma situação recorrente ao longo dos últimos três anos, não só nas freguesias de Sete Cidades e de Arrifes, mas sim transversal a várias outras localidades da ilha.

“Durante os anteriores Governos Regionais da responsabilidade do Partido Socialista essa foi sempre uma preocupação: garantir a segurança das pessoas e bens. A manutenção dessas infraestruturas é o mínimo que se pede às entidades responsáveis”, defendeu a candidata socialista.

Referindo-se ao alerta de mau tempo emitido, no âmbito da depressão ‘Hipólito’ que afetará a Região, a candidata do PS lamentou que sejam as populações Açorianas, e neste caso micaelenses, que continuem “a ver ser adiada a manutenção das infraestruturas e a sofrer as consequências dessa falta de intervenção”.

“Sempre que há uma intempérie constatamos o estado de abandono e de menor intervenção a que este Governo conduziu as bacias de retenção da ilha, sendo que o desinvestimento é revelador do retrocesso que se vinha a implementar e dos graves impactos que isso pode representar para as populações e bens”, considerou a candidata do PS às eleições legislativas regionais, Sandra Costa Dias.