PS/Terceira lamenta que Governo dos Açores do PSD/CDS/PPM deturpe a realidade sobre os Bairros Americanos para justificar o seu fracasso na sua reabilitação

PS Açores - 9 de janeiro

Tendo em conta as notícias veiculadas pelo Governo dos Açores do PSD/CDS/PPM, sobre as 450 habitações degradadas dos Bairros Americanos, num jornal de referência nacional, em que alega que o Governo do PS nada fez em relação à reabilitação do património, o PS/Terceira relembra a história, baseada em factos, por forma a que este não a tente apagar ou dissimular a realidade.

Após o downsizing da Base das Lajes e o abandono dos Bairros Americanos (Beira-Mar e Nascer do Sol), foi o Governo dos Açores (do PS), que assumiu perante a República as 450 habitações para reabilitar e de apoiar projetos de investimento que visassem a dinamização económica da ilha.

É bom relembrar que o PSD, partido que agora governa os Açores, era contra a Região assumir e reabilitar as casas dos Bairros Americanos.

Foi o Governo dos Açores (do PS), que preparou o concurso e adjudicou a reabilitação de 80 fogos de habitação do Lote 1 do Bairro Beira-Mar à empresa vencedora do concurso.

Estamos em 2024 e o atual Governo do PSD/CDS/PPM é que não conseguiu gerir a execução da obra, uma vez que a reabilitação ainda não terminou.

Sobre o Bairro Nascer do Sol, foi o Governo do PS que iniciou os procedimentos legais para a sua legalização.

O atual Governo do PSD/CDS/PPM continuou o trabalho que foi iniciado, mas 3 anos depois, ainda nem lançou concurso para reabilitar o Nascer do Sol.

Foi o Governo dos Açores (PS) liderado por Vasco Cordeiro que teve a visão de pegar em casas abandonadas para as reabilitar e colocar à disposição da população terceirense.

E foi a Assembleia Legislativa dos Açores que recomendou ao Governo dos Açores (PS), através da Resolução da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores n.º 13/2019/A, de 26 de junho, que fossem criadas as condições necessárias de habitabilidade nos bairros “Nascer do Sol” e “Beira Mar” para os incluir nas respostas no mercado de arrendamento. Resolução, esta, votada pela esmagadora maioria dos partidos com assento, à data, na ALRAA.

É intenção do Partido Socialista da Ilha Terceira continuar o que iniciou aliado a um ambicioso plano para promover o acesso à habitação à classe média.

O Partido Socialista da Ilha Terceira quer colocar as habitações à disposição de jovens casais que tenham encargos muito elevados e que encontram todos os dias barreiras para criar o seu futuro e a sua casa.

O PS/Terceira defendeu e teve a coragem de inovar, e fazer dos bairros abandonados um local apto para receber pessoas, empresas, e dinamizar a Praia da Vitória, em especial, cidade que ainda não conseguiu recuperar dos profundos efeitos da redução da atividade da Base das Lajes, e da Ilha Terceira em geral.

Ao contrário, o Governo do PSD/CDS/PPM culpa sempre o passado, mas depois de 3 anos a governar faz menos e pior.