“A Presidente da Câmara está a negociar com o Fundo de Apoio Municipal às escondidas dos Praienses”, denuncia Berto Messias

PS Açores - 22 de maio, 2023

Os Vereadores do Partido Socialista da Câmara Municipal da Praia da Vitória manifestam grande preocupação com o facto de a Senhora Presidente da Câmara estar a desenvolver contactos e negociações com o Fundo de Apoio Municipal sem que mais ninguém tenha qualquer conhecimento sobre essas diligências, sobre a documentação que as enquadra e em que termos será solicitado apoio externo a este fundo.

Segundo o Vereador Berto Messias “há mais de um mês que questionámos na reunião de Câmara quais os contactos que existiam com o Fundo de Apoio Municipal, tendo em conta o que tinha sido anunciado pela Presidente da Câmara. Fomos informados que havia contactos telefónicos e que havia uma equipa a trabalhar e que teriam sido enviadas linhas orientadoras para o Fundo. Solicitámos essas linhas orientadoras e nunca tivemos resposta”.

“Na reunião de Câmara da passada semana voltámos a questionar. Fomos informados que teria sido enviado para o Fundo de Apoio Municipal um “Plano Prévio” sobre o que se pretende. Solicitámos o tal “Plano Prévio” e continuamos sem qualquer resposta”, lamenta Berto Messias.

Para o Vereador Socialista “isto evidencia um trabalho clandestino, sem escrutínio, escondido dos praienses, sem que ninguém saiba o que esta a ser negociado, quais as exigências, quais os termos, com base em que documentos. Só a Presidente da Câmara sabe o que se passa e estranhamente não quer que mais ninguém saiba o que está a ser negociado, incluindo os próprios membros restantes do Executivo”.

“Isto aumenta muito a nossa preocupação tendo em conta o passado recente. Recorde-se que a Presidente da Câmara decidiu avançar para despedimentos na Cooperativa Praia Cultural sem que tenha de fazê-lo, disse que tinha de aumentar o IMI e a Derrama aos cidadãos praienses e às empresas porque não tinha alternativa, mas essas propostas foram chumbadas pelas suas bancadas na Assembleia Municipal evidenciando-se que não eram necessários estes aumentos, temos agora a informação que a Câmara só fará despedimentos depois das Festas da Praia porque precisa dos funcionários para as Festas deste ano provando-se que os funcionários da Cooperativa são muito importantes” refere Berto Messias.

“Ou seja, além dos zigue zagues e más decisões dos últimos meses, temos agora uma falta de transparência inaceitável, que muito nos preocupa. Exigimos saber o que está a ser negociado, em que termos e com que objetivos, porque os trabalhadores e os praienses merecem saber o que está a ser negociado na clandestinidade dos gabinetes entre a Presidente da Câmara e o Fundo de Apoio Municipal”, refere Berto Messias.