PS reúne em Jornadas Parlamentares na ilha do Pico com a Coesão Económica e Social na agenda

PS Açores - 20 de março, 2023

O Grupo Parlamentar do PS/Açores irá organizar, entre 22 e 24 de março, na ilha do Pico, as suas jornadas parlamentares, subordinadas ao tema “Coesão Económica e Social da Ilha do Pico”.

Vasco Cordeiro, Presidente do PS/Açores e do Grupo Parlamentar fará abertura destas jornadas nas Lajes do Pico, na quarta-feira, seguindo-se um conjunto de reuniões e iniciativas que permitirão aos deputados socialistas realizar contatos de proximidade com a população e com diversas instituições.

Ao nível do poder local, os socialistas irão reunir com os executivos das Câmaras Municipais das Lajes do Pico, Madalena e São Roque, bem como com os executivos das Juntas de Freguesia da Ilha Montanha.

Outro momento previsto será a reunião do Conselho de Ilha do Pico, para escutar as suas preocupações e principais reivindicações.

Na área da Educação, os deputados do PS irão reunir com os Conselhos Executivos da EBS das Lajes do Pico, de São Roque do Pico e da Madalena e ainda com a Direção da Escola Profissional do Pico.

Para acompanhar o funcionamento do Serviço Regional de Saúde na ilha do Pico, os deputados irão visitar as instalações provisórias do Centro de Saúde das Lajes, reunindo também com o Conselho de Administração da Unidade de Saúde da Ilha do Pico (USIP).

Na área das Políticas Sociais, os parlamentares irão reunir com as Direções das Santas Casas da Misericórdia das Lajes, de São Roque do Pico e da Madalena, a Direção da Obra Social Madre Maria Clara e a Associação ‘Vira - Associação Valorizar, Inserir, Responsabilizar e Aprender’.

Os deputados do PS pretendem, igualmente, analisar a atividade económica da ilha, reunindo com a Associação Comercial e Industrial da Ilha do Pico (ACIP) e a Incubadora de Empresas CRIARTEC.

No setor Agrícola, os socialistas irão visitar a Associação de Agricultores da Ilha do Pico, a Cooperativa Leite da Montanha e a Queijaria do Arrife. Está também prevista a reunião com a Cooperativa Vitivinícola da Ilha do Pico.

Para acompanhar o setor das Pescas, os socialistas irão reunir com a Associação de Pescadores da Ilha do Pico e a Associação dos Apanhadores de Lapas, visitando também o porto das Ribeiras e as oficinas navais de Santo Amaro.

No âmbito da política de investimentos relativa às acessibilidades marítimas e aéreas, o GPPS visitará os Portos das Lajes e de São Roque, para tomar conhecimento do ponto de situação dos respetivos projetos e reunirá com a SATA Gestão Aeródromos, a propósito do projeto de ampliação da pista do Aeroporto Pico.

Estão também previstas reuniões com os Bombeiros Voluntários dos três concelhos picoenses, visitas ao Centro de Processamento de Resíduos da Ilha do Pico, bem como reuniões com os Guias da Montanha, os Montanheiros.