Francisco César assegura que contingente Açores para acesso às Universidades do continente não vai mudar

PS Açores - 11 de janeiro, 2023

O deputado do Partido Socialista à Assembleia da República, Francisco César, assegurou, esta quarta-feira, que o contingente Açores para acesso às Universidades do continente “é para manter exatamente como está”, reiterando, assim, a garantia obtida de que “o mesmo não será alterado”.

Para o vice-presidente da bancada socialista, e face às recentes notícias geradas em torno do novo regime de acesso ao Ensino Superior, caso estas alterações viessem, eventualmente, a concretizar-se, “as mesmas seriam inadmissíveis para os deputados socialistas eleitos pela Região e mereceriam, da nossa parte, a nossa oposição veemente”.

Nesse sentido, e manifestando desde a primeira hora a sua indignação com o assunto, Francisco César encetou um conjunto de diligências que terminaram com a garantia de que nada será alterado.

“Até ao momento aquilo que nós conhecíamos eram apenas notícias, não foi, em momento algum, apresentada qualquer proposta nesse sentido. E, de acordo com as garantias que me foram dadas, não haverá qualquer tipo de alteração no regime de acesso ao Ensino Superior relativo ao contingente Açores”, assegurou.

De acordo com o parlamentar, que frisou não compreender as razões pelas quais se “poderia avançar para uma eventual redução do contingente de acesso ao Ensino Superior”, essa medida só se justificaria “caso houvesse alguma coisa muito mais positiva para os estudantes Açorianos, em vez do que está atualmente em vigor”.

Reforçando a garantia “de que a situação do contingente Açores será para manter exatamente como está”, Francisco César manifestou a sua incessante “disponibilidade e empenho na defesa dos interesses dos jovens estudantes Açorianos, junto do Governo da República”.