Empreendimento Foros de Solmar está parado há dois anos pela exclusiva responsabilidade deste Governo

PS Açores - 11 de janeiro, 2023

Não foi com surpresa que o PS São Miguel teve conhecimento das recentes declarações do Vice-Presidente do Governo Regional acerca do empreendimento Foros de Solmar, em Vila Franca do Campo.

Não foi com surpresa, uma vez que os Micaelenses em particular, e os Açorianos em geral – já se habituaram a ver membros do atual governo mais interessados em fazer oposição ao PS e aos seus governos do que em cumprir, com rigor, isenção e sentido de dever institucional, as funções para as quais foram investidos.

Lamentavelmente, à falta de obra para apresentar, o Vice-Presidente do Governo, lembrou-se, uma vez mais, de faltar à verdade, desta feita quanto ao empreendimento Foros de Solmar, localizado em Vila Franca do Campo.

Com efeito, e contrariamente ao que Artur Lima afirmou, este empreendimento de 23 apartamentos inacabados foi adquirido, em 2020, pelo Governo dos Açores da responsabilidade do Partido Socialista na modalidade de leasing habitacional. Aquando das eleições de 2020, a empreitada de conclusão daquele empreendimento estava estimada em 1,5 milhões de euros e encontrava-se em fase de definição quanto aos moldes de lançamento da referida empreitada.

Mais do que procurar fazer política partidária em atos oficiais – conduta em que os membros deste Governo são useiros e vezeiros – o que importa esclarecer é porque razão o atual Governo levou mais de dois anos para anunciar o lançamento do concurso para a conclusão daquele empreendimento habitacional. Porque razão estão os Micaelenses a aguardar há mais de dois anos que o Governo se digne a lançar aquele concurso?

O que importa aos Micaelenses é que as obras se concluam e que este empreendimento seja colocado, o mais brevemente possível, ao dispor das famílias que dele necessitam. É pena que o Vice-Presidente do Governo esteja mais focado na política-partidária e seja muito rápido em faltar à verdade para, com isso, disfarçar a inação do Governo e muito lento em resolver os problemas de Habitação que afetam os nossos concidadãos.

O PS São Miguel faz votos para que, depois de dois anos parado, seja efetivamente lançado o concurso para a conclusão do empreendimento dos Foros de Solmar e exorta o Vice-Presidente do Governo a ajudar o Governo a sair da letargia em que aparentemente está mergulhado.