Marina da Barra é investimento prioritário para a Graciosa

PS Açores - 17 de dezembro, 2022

Marina da Barra é investimento prioritário para a Graciosa

O Parlamento dos Açores aprovou esta sexta-feira uma proposta de resolução do PS que recomenda a este Governo Regional que complete o investimento feito pelos anteriores Governos da responsabilidade do PS na Marina da Barra, na ilha Graciosa.

A iniciativa avançada pelo PS recomenda ao Governo da coligação que instale pontões, anéis reforçados, estacas e os respetivos fingers na Marina da Barra, que crie condições para instalar as redes de distribuição de água e eletricidade, que conclua o terrapleno para permitir o estacionamento das embarcações, que instale o assinalamento marítimo e construa o posto de receção e as instalações sanitárias.

José Ávila recordou que o Governo Regional anterior, suportado pelo Partido Socialista, “construiu os quebra-mar poente e nascente, o aterro e fez a dragagem, uma obra que terminou em setembro de 2020, exatamente um mês antes das últimas eleições Regionais, num investimento de mais de 6 milhões de euros”.

“Por outro lado, ao longo de 2 anos, este Governo nada fez para concluir aquela importante infraestrutura”, tendo os partidos da coligação “inviabilizado, mesmo, uma proposta de alteração apresentada pelo PS, no âmbito do Plano e Orçamento para o ano 2021”.

O parlamentar do PS realçou que “já existem estudos de apoio e o projeto”, frisando que a decisão deste Governo de coligação de fazer novos estudos e um novo projeto “poderá adiar a conclusão da Marina da Barra”, uma obra “estruturante” para os Graciosenses.

Nesse sentido, José Ávila apelou ao Governo Regional que “use o projeto já disponível” para “procurar encurtar o prazo da conclusão de obra” e “não olhe a calendários eleitorais”.

“Da nossa parte, o que queremos é apenas a obra feita e o mais depressa possível”, finalizou o deputado do PS, José Ávila.

A recomendação do PS foi aprovada com os votos favoráveis do PS e do BE, com os votos contra do PSD, CDS/PP e PPM e com as abstenções do Chega, Iniciativa Liberal e PAN.

 

Berta Cabral muda Projeto da Marina da Barra apresentado aos Graciosenses

Manuel José Ramos acusou a Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas de enganar os Graciosenses, ao “convidar para a apresentação do projeto da Marina da Barra e apenas ter apresentado o conteúdo programático para o processo de adjudicação do projeto”.

“O projeto da Marina da Barra apresentado na Graciosa por Berta Cabral só tinha 3 pontões para iates, na zona menos profunda e um pontão para empresas marítimo-turísticas”, mas no Parlamento dos Açores, Berta Cabral já falou em “pórticos de varagem e parques de estacionamento de iates”, apontou Manuel José Ramos.

O deputado do PS questionou a Secretária Regional, ainda, sobre “como é que chegou a um valor de 3,5 milhões, sem que haja um projeto técnico para aquela obra?”. Berta Cabral escusou-se, contudo, a responder.

“Os Graciosenses merecem esclarecimentos concretos, porque quando se apresenta um projeto, isso deve consistir num documento técnico e não numa maquete virtual. A Graciosa é a ilha mais a norte do arquipélago e é a primeira ilha na rota entre o norte da Europa e o arquipélago dos Açores e o porto da Barra tem condições para ser uma marina de recreio e mesmo de invernagem de iates”, frisou o socialista, Manuel José Ramos.