Pedro Nascimento Cabral procurou fugir às suas responsabilidades e demonstrou incompetência na obra do Mercado da Graça, acusa PS

PS Açores - 16 de agosto, 2022

O PS acusou, esta terça-feira, na reunião extraordinária solicitada pelo PS da Assembleia Municipal de Ponta Delgada, o Presidente do Executivo, Pedro Nascimento Cabral, de “fugir às suas responsabilidades”, demonstrando “incompetência” no processo da obra do Mercado da Graça.

A empreitada de cobertura do Mercado da Graça foi iniciada pelo anterior executivo do PSD, tendo o atual executivo anunciado a 30 de julho passado a suspensão da obra por inexistência de projeto contra incêndios.

Desde outubro de 2020 que os comerciantes desenvolvem a sua atividade no parque de estacionamento do mercado, a título provisório mas que pode agora arrastar-se no tempo, em condições pouco dignas e inadequadas ao comércio de produtos perecíveis. Esta situação poderá acarretar grandes prejuízos para os comerciantes, por incompetência da Câmara Municipal de Ponta Delgada.

Os deputados do PS acusaram Pedro Nascimento Cabral de “Trumpismo”, “inventando factos, mentindo e culpando a anterior Presidente, ameaçando-a até com queixas ao Ministério Público”, o que é revelador da sua “falta de dimensão política para presidir à maior autarquia dos Açores”.

Os socialistas consideram “inaceitável” a atitude do Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, que “procura agora culpar o anterior executivo pelas deficiências do projeto da obra”, lembrando que o atual vice-presidente camarário, Pedro Furtado, “era o responsável pelas obras municipais”.

O PS classificou todo este processo como “uma verdadeira balbúrdia de fuga às responsabilidades e de incompetência”, lembrando que manifestou, desde a primeira hora, “as maiores reservas a uma intervenção que nasceu torta e que não se endireitou”.

Os deputados municipais do PS recordaram que o PSD “chumbou em reunião da vereação a proposta do PS de promover a consulta pública do projeto”, considerando “inaceitável” que ao longo dos últimos dez meses sempre que os Vereadores do PS questionaram Pedro Nascimento Cabral com mais de 20 perguntas sobre o decorrer da obra, este respondesse sempre “que tudo decorria normalmente e que não havia qualquer atraso ou problema”.

Os Socialistas consideram que o Presidente da Câmara deveria assumir a responsabilidade política do processo e pugnar pela rápida conclusão da obra.

Toda esta trapalhada, de acordo com informações avançadas pelo atual Presidente da Câmara Municipal, irá custar aos Pontadelgadenses “mais meio milhão de euros, apenas para corrigir um projeto, de forma a que cumpra com todas as normas de segurança, conforme dita a lei”.

Os socialistas concluíram que “este presidente e esta maioria do PSD para além de revelarem uma grande “prepotência e incapacidade de diálogo”, estão a revelar uma “clara incapacidade de resolver problemas de fundo”, porque a prioridade da autarquia “são as festas e os concertos”.