“Estamos a assistir a um verdadeiro assalto partidário à administração pública regional”, considera Vasco Cordeiro

PS Açores - 6 de agosto, 2022

O Presidente PS/Açores referiu, este sábado, estarmos a assistir “a um verdadeiro assalto partidário à administração regional”, com a constituição do maior Governo Regional de sempre, dando exemplos concretos da desarticulação e da degradação política que se vive na Região.

Para Vasco Cordeiro, que falava na Maia, no encerramento da segunda edição de ‘O Ver(de) Socialista’, iniciativa promovida pela Juventude Socialista de São Miguel, assistimos, hoje, não a uma desgovernamentalização da administração regional, como foi defendido pelo PSD/Açores durante a campanha eleitoral para as eleições de 2020, mas sim ao seu contrário.

Lembrando que o último Governo Regional da responsabilidade do Partido Socialista tinha 145 elementos em toda a Região, entre membros do governo, diretores regionais e equiparados e membros de gabinete, com exceção do setor público empresarial, o líder socialista apontou que quando tomou posse o partido que pretendia desgovernamentalizar a sociedade, “este constituiu, segundo exatamente os mesmos critérios, um governo de 184 pessoas”.

“Mas mesmo após a remodelação governativa de abril deste ano, feita, segundo o próprio Governo, no intuito de ter “um governo mais pequeno e coeso”, este continua a contar com 183 elementos.

Para Vasco Cordeiro, este é mais um exemplo de um Governo que, por muito proclame e apregoe, é cruamente desmentido pela realidade. Este é “um mais exemplo de falta de coerência e de assalto partidário à administração regional”, que surpreende, ainda mais, por contar com “a cumplicidade dos cinco partidos que compõem esta solução governativa. A isso acresce o silêncio “de um conjunto de intervenientes sociais e civis que, no passado, criticavam e chamavam à atenção, mas que hoje são cúmplices, pelo seu silêncio, desta circunstância”.

Na ocasião, o Presidente do PS/Açores salientou ainda a importância de uma iniciativa como ‘O Ver(de) Socialista’, que permite “realçar a importância e o valor da participação política e fazê-lo reafirmando aqueles que são os princípios, valores e a perspetiva que o PS tem da sociedade e dos desafios com que essa sociedade esta confrontada”.