Governo Regional ilude Faialenses em matéria do Aeroporto da Horta, denuncia o PS/Faial

PS Açores - 12 de julho, 2022

“Ao que sabemos agora, e ao fim de um longo período de tempo, finalmente o PSD veio a público concordar com a posição sempre defendida pelo Partido Socialista, de que a ampliação da pista do Aeroporto da Horta é uma responsabilidade do Governo da República”, manifestou esta segunda-feira o PS/Faial, face ao comunicado emitido pela secretária regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas.

Para os socialistas, esta é uma matéria na qual os governos do Partido Socialista sempre defenderam a necessidade de o Governo da República reassumir o compromisso que tem neste processo, “matéria da qual se desresponsabilizou em 2011, quando o então Primeiro-Ministro, Passos Coelho, considerou que a República não assumia a ampliação da pista do aeroporto da Horta por o movimento aéreo não o justificar”.

“Importa a esse propósito lembrar que, à data, a atual secretária regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas era Secretária de Estado do Governo liderado por Passos Coelho, que disse não à ampliação da pista do Aeroporto da Horta”, conforme recordam os socialistas.

Contudo, e perante as declarações da responsável pela tutela, à margem de um encontro, na Horta, com o presidente executivo da ANA/VINCI e o presidente do Conselho de Administração, o PS/Faial lamenta que não se tenha aproveitado a oportunidade para avançar com o tema.

“Se o Governo Regional está preocupado com os prazos e se vai assumir 40% dos custos do projeto, mas também se este já está contemplado no Orçamento do Estado para 2022 e este já foi aprovado, não era este encontro com a ANA/VINCI a oportunidade ideal para se avançar com o tema, em vez de se ter optado por lançar a confusão entre os Faialenses”, questionam os socialistas.

Segundo acrescenta o PS/Faial, “este Governo já deveria ter dado passos mais consolidados nesta matéria, e ter reunido com o Governo da República, dando, assim, seguimento a uma questão urgente e fundamental para os Faialenses, em vez de andarem para trás e para a frente”.

De recordar a aprovação ainda recente do relatório do grupo de trabalho para o estudo e avaliação da melhoria da Pista do Aeroporto da ilha do Faial, que determinou que o valor orçado para o desenvolvimento deste financiamento “ronda os 66 milhões de euros e que a obra pode ser cofinanciada por fundos europeus”.

Para o PS/Faial “esta é uma obra que deve mobilizar todos os Faialenses, e, da nossa parte, podem sempre contar connosco, manifestamos a nossa total disponibilidade para trabalhar pela ilha do Faial neste processo”.