João Vasco Costa lamenta que o PSD procure reescrever a história do processo de reconstrução do Cinema do Aeroporto de Santa Maria

PS Açores - 22 de junho, 2022

O deputado do PS eleito pela ilha de Santa Maria lamentou, esta quarta-feira, que o PSD tenha procurado atribuir culpas ao PS pelo tempo em que o Cinema do Aeroporto de Santa Maria se encontrou encerrado, lembrando que foi graças ao trabalho dos Governos Regionais sustentados pelo Partido Socialista que esta infraestrutura está novamente aberta e ao serviço dos Marienses.

João Vasco Costa referia-se às críticas proferidas pela deputada do PSD, Elisa Sousa, que atribui culpas ao PS por o Cinema do Aeroporto ter estado “fechado desde 2007” e “durante 15 anos”.

O parlamentar do PS recordou que o Cinema do Aeroporto, construído pelos norte-americanos, era uma infraestrutura da ANA SA e que “só em 2011 foi assinado um protocolo de cedência à Região, depois dos Governos de Passos Coelho, do PSD, terem deixado esse processo na gaveta durante 2 longos anos, sem qualquer justificação”.

João Vasco Costa lembrou que, “só em 2017 e após todo o processo de legalização e registo do imóvel, após haver projeto de arquitetura” e “após ter visto do tribunal de contas” é que foi possível iniciar as obras de reconstrução do Cinema do Aeroporto.

“Outra questão que a deputada do PSD escolhe omitir na sua versão dos factos foram os dois anos de pandemia que vieram dificultar todo o processo”, frisou o deputado do PS.

Por outro lado, prosseguiu, “o atual Governo da coligação de direita adjudicou, em março de 2021, infraestruturas e equipamentos audiovisuais, sistemas mecânicos e de cinema e levou mais de um ano, com desculpas esfarrapadas pelo meio, a inaugurar o Cinema”.

"Tudo isso, lamentavelmente, a deputada Elisa Sousa não recorda e opta por uma política de ‘fake news’ e de ilusão dos Marienses que, felizmente, têm memória e sabem bem quem se mexeu para tornar o Cinema do Aeroporto uma realidade”, frisou.

“O Cinema do Aeroporto de Santa Maria é uma infraestrutura muito importante para a ilha, é um orgulho para o PS, que promoveu a sua reconstrução e abertura. Esperava-se, no mínimo, bom senso e seriedade a quem apenas teve de finalizar o processo e a quem coube a inauguração”, concretizou o deputado do PS eleito por Santa Maria, João Vasco Costa.