Deputados do PS de Santa Maria defendem melhores condições no Centro de Saúde de Vila do Porto

PS Açores - 26 de maio, 2022

Os deputados eleitos pelo PS, João Vasco Costa e Joana Pombo, reuniram esta semana com a nova equipa da Unidade de Saúde da Ilha de Santa Maria, a pedido desta, constatando no local aspetos que podem ser melhorados na prestação de cuidados de saúde aos Marienses.

Joana Pombo realçou a necessidade de alteração da legislação regional que regula as deslocações de médicos especialistas e de doentes, acreditando que “as deslocações de especialistas a Santa Maria podem ser incrementadas, reduzindo a necessidade de deslocar pacientes de Santa Maria para outras ilhas, para obter consultas de especialidade”.

A parlamentar do PS reconheceu que o quadro médico desta unidade de saúde “passará a dispor de um número suficiente de médicos com a abertura anunciada de duas vagas para médicos de medicina interna”, mas lembrou que “houve duas vagas de médico geral e de medicina familiar que, no ano passado, ficaram desertas”.

Joana Pombo defendeu, por isso, a necessidade de se estabelecer “um incentivo aos médicos de uma forma uniforme, que seja capaz de atrair novos médicos para Santa Maria, sem discriminar aqueles que já escolheram esta ilha para exercer a sua profissão”, adiantando que uma das formas de atingir estes objetivos é a “divulgação de benefícios para a fixação nos Açores – e em Santa Maria, em particular – previamente ao lançamento de concursos”.

Já o deputado João Vasco Costa assinalou as necessidades materiais do Centro de Saúde de Vila do Porto, recordando que a “Tomografia Computorizada (TAC) prometida por este Governo Regional para todas as ilhas ainda não chegou a Santa Maria” e, mesmo que venha, “não há espaço físico capaz de albergar este equipamento”.

O socialista defendeu, por isso, obras de ampliação do edifício, de modo a “criar melhores condições para o serviço de urgência”, mas também para “melhorar os gabinetes para médicos e outros profissionais de saúde”, de forma a melhor servir os Marienses.

“A ampliação do Centro de Saúde de Vila do Porto, cumprir com as promessas de equipamentos médicos que são feitas pelo Governo e o reforço do quadro humano são necessidades essenciais para resolver no curto prazo, em Santa Maria”, defenderam os deputados do PS, João Vasco Costa e Joana Pombo.