Eleições Legislativas são uma oportunidade para reforçar a defesa dos Açores na Assembleia da República, assegura Vasco Cordeiro

PS Açores - 5 de dezembro, 2021

O Presidente do PS/Açores destacou o facto de as eleições legislativas nacionais do próximo dia 30 de janeiro representarem uma oportunidade de se reforçar “um conjunto de qualidades que são necessárias, desde logo, ao nível da Assembleia da República, para a defesa dos interesses dos Açores”, sendo este, no seu entender, um dos fatores distintivos que separa a candidatura do Partido Socialista da que foi anunciada pelos partidos da Coligação.

Para Vasco Cordeiro, que falava à margem da Comissão Regional do PS/Açores, que se realizou este sábado, em Ponta Delgada, os partidos da Coligação assumiram ser este ato eleitoral “uma oportunidade para reforçar a coesão entre esses três partidos”, enquanto para os Socialistas são antes “uma oportunidade para reforçar a defesa dos Açores e dos interesses dos Açores na Assembleia da República”.

Referindo exemplos concretos da necessidade desse reforço, o líder Socialista destacou o facto de a Região ter perdido fundos para a recuperação dos efeitos do Furacão Lorenzo, “fruto da inabilidade e incompetência do Governo Regional, que fixa, ele próprio, um limite para esse apoio financeiro”, considerando, por isso, ser essencial “um reforço da capacidade de intervenção e de influência na Assembleia da República, que temos condições para poder defender, aí, junto de um Governo que acreditamos vai ser do PS”.

Na ocasião, e dando também como exemplo o que se sucedeu no caso das Agendas Mobilizadoras, Vasco Cordeiro salientou, uma vez mais, “ser com o reforço dessas qualidades, do conhecimento profundo e aprofundado dos assuntos de interesse regional que se pode também fazer esta defesa ao nível do próprio Governo da República”.

“No fundo, o que motiva esta candidatura do Partido Socialista é a comprovada inabilidade, desde logo, deste Governo Regional e da coligação, que está a deixar os Açores para trás, na questão do Furacão Lorenzo, dos Fundos Comunitários, nomeadamente do PRR”, afirmou Vasco Cordeiro, para salientar que para o PS importa “defender os Açores e os Açorianos”, apresentando, para isso, “uma lista com reforçada capacidade de intervenção junto do Governo da República, com reforçada capacidade de influência política e com um conhecimento profundo dos assuntos regionais que interessam aos Açores, de maneira a manter esse acompanhamento e a intervir a qualquer momento”, assegurou.

De acordo com o Presidente do PS/Açores a lista foi aprovada por “uma maioria robusta, clara e sem qualquer margem para dúvida, quanto aos objetivos, critérios e composição”, respeitando o princípio da paridade, com 5 homens e 5 mulheres, e uma média de idades à volta dos 40 anos, “conciliando estas componentes de juventude, capacidade de influência política e um profundo conhecimento da realidade regional que interessam aos Açores”.

Ainda durante a reunião da Comissão Regional foi aprovado o adiamento por cerca de três meses da data do XVIII Congresso Regional, evitando assim coincidir com a campanha eleitoral para as eleições legislativas nacionais. Desta forma, o Congresso irá realizar-se, agora, nos dias 27, 28 e 29 de maio, enquanto o ato eleitoral preparatório está agendado para meados de abril.

 

LISTA DE CANDIDATOS ÀS ELEIÇÕES LEGISLATIVAS DE 30 DE JANEIRO

 

  1. Francisco Miguel Vital Gomes do Vale César (S. Miguel) – Tem 43 anos, e é, atualmente, deputado no parlamento açoriano. É licenciado em Economia, pela ISEG | Lisbon School of Economics & Management, concluiu o curso MBA Essencials da London School of Economics e Political Science (LSE) e o programa para executivos da Universidade de Yale of Management (SOM) - Corporate Sustainability Management: Risk, Profit and Purpose. Francisco César é dirigente nacional e regional do PS, membro da Assembleia Municipal de Ponta Delgada e já presidiu ao Grupo Parlamentar do PS e às comissões parlamentares de Economia e de Assuntos Parlamentares, Ambiente e Trabalho.
  2. Sérgio Humberto Rocha de Ávila (Terceira) – Tem 51 anos, é licenciado em Economia pela Universidade Nova de Lisboa, onde foi Presidente da Associação Internacional de Estudantes de Ciências Económicas e Empresariais. Foi Deputado à Assembleia da República na VII Legislatura, tendo integrado a Direção do Grupo Parlamentar do PS. Entre novembro de 1996 e dezembro de 1997, foi Diretor da Solidariedade Social e de 31 de dezembro de 1997 a 15 de novembro de 2004 foi Presidente da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo. Foi Vice-Presidente nos IX, X, XI e XII Governos Regionais.
  3. Isabel Maria Duarte Almeida Rodrigues (S. Miguel) – Tem 56 anos, é licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa e detentora de uma Pós-Graduação em Proteção de Menores pelo Centro de Direito da Família da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e uma Pós-Graduação em Ciências Sociais, área de especialização Família, Envelhecimento e Políticas Sociais, pela Universidade dos Açores. Foi Presidente do Comissariado dos Açores para a Infância, Secretária Regional Adjunta da Presidência para os Assuntos Parlamentares do XI Governo Regional e Deputada Regional nas IX e X Legislaturas.
  4. João Fernando Brum de Azevedo e Castro (Faial) - Tem 48 anos, é licenciado em Educação Física e Desporto, com um Mestrado em Gestão do Desporto. Eleito em 2015 pelo círculo eleitoral dos Açores, é, atualmente, Deputado à Assembleia da República, Coordenador do Grupo Parlamentar do Partido Socialista na Comissão de Agricultura e Mar e Vice-Presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Portugal/Canadá. Foi Presidente da Câmara Municipal da Horta (2004-2013). Fez parte do Conselho de Administração da Associação de Municípios da Região Autónoma dos Açores (2009-2013), tendo sido representante da AMRAA no Conselho Regional de Concertação Estratégica; na Confederação dos Municípios Ultraperiféricos; e no Conselho Regional do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, entre outros.
  5. Cláudia Sofia Viegas Cabrita (Pico) – Tem 38 anos, é licenciada em Psicologia pela Universidade de Évora e possui Pós-Graduações em Direção Hoteleira, pela Universidade do Algarve, e em Gestão Estratégica de Recursos Humanos pelo Reflexos – Gabinete de Psicologia, Psicoterapia e Ludoterapia. É, ainda, detentora de Executive Master pela CESPU - Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário do Norte. Exerceu diversas funções relacionadas com a sua área de formação, tendo, igualmente, exercido atividade empresarial. Foi Presidente do Conselho de Administração da Unidade de Saúde de Ilha do Pico e Presidente da Associação Comercial e Industrial da Ilha do Pico.
  6. Henrique Miguel Couto Melo (Santa Maria) – Tem 32 anos e é licenciado em Cardiopneumologia pela Escola Superior de Saúde Egas Moniz. Exerceu funções de Técnico de Cardiopneumologia no Centro Hospitalar Universitário de Lisboa e, agora, exerce as mesmas funções na Unidade de Saúde de Ilha de Santa Maria. Está ligado ao movimento associativo de natureza cultural, ambiental e desportiva, na ilha de Santa Maria.
  7. Carla Alexandra Avelar Nóia (Flores) – Tem 36 anos, é licenciada em Gestão de Empresas pela Universidade dos Açores e desempenha funções de Técnica Superior na Unidade de Saúde de Ilha das Flores.
  8. André Manuel de Sousa Fernandes (S. Jorge) – Tem 32 anos, é licenciado em Educação Física, pelo Instituto Superior da Maia, e detentor de um Mestrado em Educação Física pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. Desempenhou diversas funções técnicas no Futebol Clube da Calheta, S. Jorge, sendo, atualmente, o seu Diretor Desportivo. Foi professor de Educação Física e é empresário.
  9. Ana Sofia Fernandes Ambrósio (Corvo)  - Tem 30 anos, é licenciada em Serviço Social pela Universidade dos Açores e, atualmente, desempenha funções de Assistente Social na Santa Casa da Misericórdia.  
  10. Cláudia Raquel Lourenço Vieira da Silva (Graciosa) – Tem 43 anos, é licenciada em Economia pela Universidade Nova de Lisboa e desempenha funções de Técnica Superior na Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa. Foi Presidente do Conselho de Administração da Unidade de Saúde de Ilha Graciosa.